“É chegada a hora de inverter o paradigma: mentes que amam e corações que pensam.” Barbara Meyer.

“Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado opressor.” Desmond Tutu.

“Perdoar não é esquecer, isso é Amnésia. Perdoar é se lembrar sem se ferir e sem sofrer. Isso é cura. Por isso é uma decisão, não um sentimento.” Desconhecido.

“Chorar não significa se arrepender, se arrepender é mudar de Atitude.” Desconhecido.

"A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo ... se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (N. Mandela).

"As utopias se tornam realidades a partir do momento em que começam a luta por elas." (Maria Lúcia Karam).


“A verdadeira viagem de descobrimento consiste não em procurar novas terras, mas ver com novos olhos”
Marcel Proust


Pesquisar este blog

domingo, 23 de junho de 2013

Curso: Mediação de Conflitos e Justiça Restaurativa

Evento promovido pela Faculdade Meridional - IMED, com o apoio da ESA, será realizado na sede da faculdade em Porto Alegre (Av. Bastian, nº 121, Bairro Menino Deus).
Estão abertas as inscrições para o Curso: "Mediação de Conflitos e Justiça Restaurativa". O evento é promovido pela Faculdade IMED com o apoio da Escola Superior de Advocacia (ESA), e será realizado na sede da faculdade, em Porto Alegre (Av. Bastian, nº 121, Bairro Menino Deus).

Sob a coordenação de Mauro Gaglietti, o curso tem por objetivo propiciar o estudo e a pesquisa de técnicas não-adversariais de solução de conflitos.  Mauro Gaglietti possui Mestrado em Ciência Política/UFRGS e História, concluindo em 2005 na PUCRS o seu Doutorado. É professor titular da Faculdade Meridional (IMED) e do curso de Graduação em Direito da URI (Santo Ângelo); pesquisador e docente no Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado - da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI. Desde outubro de 2010 coordena a implantação do Projeto Justiça Comunitária nos Bairros Zachia e Valinhos em Passo Fundo (RS) por intermédio da parceria envolvendo o Ministério da Justiça, a Prefeitura Municipal de Passo Fundo e a Faculdade IMED.

Os interessados em participar deverão fazer sua inscrição até julho deste ano, através do telefone: (51) 3232-1800; pelo site: www.imed.edu.br/poa ou na sede da IMED (Av. Bastian, nº 121, Bairro Menino Deus). O valor é de R$ 50,00, com 20% de desconto para advogados e estagiários inscritos na OAB/RS. O pagamento da taxa poderá ser feito por boleto bancário ou cheque.

O evento será realizado nas sextas-feiras (das 19h às 22h30min) e aos sábados (das 8h30min às 12h e das 13h30min às 17h), até dezembro de 2014.

Ao fim do curso, que possui duração de 390 horas/aula (incluindo a monografia), os participantes receberão certificado.

Também participarão do curso os professores: Simone Malucelli; Nelnie Lorenzoni;  Aline Casagrande; Ricardo Dorneles; Ronaldo Brandão Karnal; Fabiana Spengler; Conrado Paulino da Rosa; Afonso Armando Konzen; Cleonice Rodrigues Aires; Genacéia da Silva Alberton; André Karam Trindade; Marli Marlene Costa; Rosane Porto; Sheila Willani; Maurício Martins Reis; Jaqueline Mielke Silva; Fernando Tonet; Paulo Ferrareze Filho; Ana Paula Motta Costa; Maria Olinda Stein; Daniel Achutti; Raffaella Pallamolla; Christiane Freire; Luciano Migliavacca; Jorge Trindade; Lutiana da Rosa; Luiz Ronaldo Freitas de Oliveira; Thaíse Nara Grazziotin Costa; Natália Formagini Gaglietti; Albano Pepe; Angela Espindola; Salete Oro Boff; Isis Boll de Araujo Bastos; Cíntia Moura Amaro; Gilca Maria Lucena Kortmann; Fernanda Molinari; Pedro Joel Silva da Silva.

Programação:


Teoria Geral do Conflito
Métodos Alternativos de solução de Conflitos
Comunicação não violenta
Mediação
Justiça Restaurativa
A mediação de conflitos, os direitos fundamentais e o espaço público
A abordagem multidisciplinar do conflito
Constituição, Acesso à Justiça e Direitos Fundamentais
Conflito e Litígio: Limites e possibilidades
O ECA e a Justiça Restaurativa
Criminologia e Justiça Restaurativa
Direito de Família e a Mediação
Os conflitos humanos no âmbito da Psicologia Jurídica
Acesso à Justiça e a mediação em Luis Alberto WARAT
Metodologia da Pesquisa
Trabalho de Conclusão de Curso 

OABRGS.

Nenhum comentário:

Justiça Restaurativa: Marco Teórico, Experiências Brasileiras, Propostas e Direitos Humanos

...

...