“É chegada a hora de inverter o paradigma: mentes que amam e corações que pensam.” Barbara Meyer.

“Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado opressor.” Desmond Tutu.

“Perdoar não é esquecer, isso é Amnésia. Perdoar é se lembrar sem se ferir e sem sofrer. Isso é cura. Por isso é uma decisão, não um sentimento.” Desconhecido.

“Chorar não significa se arrepender, se arrepender é mudar de Atitude.” Desconhecido.

"A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo ... se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (N. Mandela).

"As utopias se tornam realidades a partir do momento em que começam a luta por elas." (Maria Lúcia Karam).


“A verdadeira viagem de descobrimento consiste não em procurar novas terras, mas ver com novos olhos”
Marcel Proust


Pesquisar este blog

sábado, 11 de maio de 2013

Tdh realiza 2º módulo do Curso de Facilitadores de Práticas Restaurativas no Maranhão.


 A Terre des hommes Lausanne no Brasil vai realizar, a partir desta segunda-feira (13/05), o 2º módulo do curso de Facilitadores de Práticas Restaurativas: Círculos de Paz, do Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei, no Maranhão. Entre os parceiros estão o Ministério Público, Defensoria Pública, Rede Maranhense de Justiça Juvenil, Funac (Fundação da Criança e do Adolescente) e Tribunal de Justiça. O curso vai até o dia 16 de maio.
    O curso de Facilitadores de Práticas Restaurativas é um avanço em prol de uma dinâmica de trabalho em consonância com o SINASE – Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – e na direção de uma relação mais humanizada e pacífica, onde os adolescentes sejam respeitados nos seus direitos humanos e se responsabilizem pelos seus atos. Segundo Lastênia Soares, facilitadora do módulo, o objetivo do curso é capacitar facilitadores de círculos de paz para o atendimento inicial do adolescente a que se atribui a autoria de ato infracional.
    A capacitação será para 30 participantes, entre técnicos do Centro Integrado e socioeducadores e técnicos da Funac. O 2º módulo irá abordar temas como a escuta empática; procedimentos de proteção; o papel do facilitador e como realizar círculos de paz.

O Centro Integrado
O Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei, instalado em 1995, é composto pela Delegacia do Adolescente Infrator – DAI, Secretaria de Segurança Pública; Polícia Militar do Maranhão; Funac, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDES); 2ª, 3ª e 31ª Promotorias da Infância e da Juventude – Ministério Público do Estado do Maranhão; 2ª Vara da Infância e da Juventude – Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão e Defensoria Pública do Estado do Maranhão.

-- 
CAMILA CACAU
Comunicação

Rua Pereira Valente, N° 1.655 - casa 20
Cep.: 60160 - 250 - Fortaleza/CE - Brasil
Tel: + 55 85 3263 11 42
Cel: + 55 85 8703 15 10 | Twitter: @tdhbrasil
www.tdh.ch | www.tdhbrasil.org

Nenhum comentário:

Justiça Restaurativa: Marco Teórico, Experiências Brasileiras, Propostas e Direitos Humanos

...

...