“É chegada a hora de inverter o paradigma: mentes que amam e corações que pensam.” Barbara Meyer.

“Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado opressor.” Desmond Tutu.

“Perdoar não é esquecer, isso é Amnésia. Perdoar é se lembrar sem se ferir e sem sofrer. Isso é cura. Por isso é uma decisão, não um sentimento.” Desconhecido.

“Chorar não significa se arrepender, se arrepender é mudar de Atitude.” Desconhecido.

"A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo ... se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (N. Mandela).

"As utopias se tornam realidades a partir do momento em que começam a luta por elas." (Maria Lúcia Karam).


“A verdadeira viagem de descobrimento consiste não em procurar novas terras, mas ver com novos olhos”
Marcel Proust


Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Caminhada pela Paz no Grande Bom Jardim


Acontecerá na quinta-feira, dia 18 de abril, às 15h, uma caminhada pela paz no Grande Bom Jardim. A caminhada tem como objetivo chamar a atenção pública para uma das questões mais desafiadoras nas periferias das grandes cidades: o extermínio da juventude, sobretudo, a juventude pobre e negra.
    Com o intuito de fazer uma sensibilização pública sobre a letalidade juvenil e também sobre o cenário de violação de direitos dos jovens, a Caminhada pela Paz do Grande Bom Jardim é a primeira estratégia anual dos movimentos locais. Juntando vários estudantes, moradores, movimentos de arte, grupos e artistas locais, a ideia é aglutinar e ressoar a mensagem pela paz com muita criatividade. Vários jovens mortos violentamente nos últimos meses serão lembrados durante o percurso.
    A caminhada objetiva também chamar a atenção para os problemas com a educação, em razão das graves dificuldades enfrentadas pelas escolas da região em relação à qualidade do ensino e aprendizagem, da infraestrutura e materiais e a ameaça de algumas escolas – municipais e estaduais – de fecharem o turno noturno; outro ponto é alertar para a ausência de políticas coordenadas e ininterruptas de esporte, lazer, cultura e arte nos bairros do Grande Bom Jardim.
    O ato se encerrará, simbolicamente, na Vila Olímpica do Canindezinho, um dos únicos equipamentos de esporte e lazer do território, que ficará comprometido com a chegada de um Centro Educacional para adolescentes em conflito com a lei, previsto para o mesmo local.
    Ao longo do trajeto, que percorrerá a avenida Osório de Paiva e a rua Maria Júlia até a Vila Olímpica, os jovens lançarão uma Carta Aberta à sociedade e aos poderes públicos.
    O ato é coordenado pelos Jovens Agentes de Paz (JAP), grupo formado a partir de uma experiência de trabalho de Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza, nas escolas estaduais locais, para debate e desenvolvimento de ações em cultura de paz e mediação de conflitos. E conta com apoio de diversas escolas e organização não governamentais, entre elas Terre des hommes Lausanne no Brasil, que atende adolescentes através das práticas restaurativas,no  Núcleo de Mediação Comunitária do Bom Jardim.


Serviço:

Caminhada pela paz do Grande Bom Jardim
Dia: 18 de abril
Horário: 15hs
Concentração: Praça do Canindezinho.
Contato: Camila Cacau (Comunicação Tdh Lausanne no Brasil) –
87031510 / 88000719

Programação:

Concentração – 15h, na Praça do Canindezinho.
Trajeto: Saindo da Praça, atravessa a Avenida Osório de Paiva (distribuição da Carta Aberta aos motoristas), segue pela Rua Icapuy (primeira parada: ênfase na letalidade juvenil), depois rua Maria Júlia / Rua General Rabelo, entrando à esquerda na Rua Divina (parada na Escola Estadual Senador Osires Pontes: ênfase no direito à educação), retornando à avenida Osório de Paiva até a Vila Olímpica do Canindezinho.



-- 
CAMILA CACAU
Comunicação

Rua Pereira Valente, N° 1.655 - casa 20
Cep.: 60160 - 250 - Fortaleza/CE - Brasil
Tel: + 55 85 3263 11 42 |
Cel: + 55 85 8800 07 19 | Twitter: @tdhbrasil
www.tdh.ch | www.tdhbrasil.org

Nenhum comentário:

Justiça Restaurativa: Marco Teórico, Experiências Brasileiras, Propostas e Direitos Humanos

...

...