“É chegada a hora de inverter o paradigma: mentes que amam e corações que pensam.” Barbara Meyer.

“Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado opressor.” Desmond Tutu.

“Perdoar não é esquecer, isso é Amnésia. Perdoar é se lembrar sem se ferir e sem sofrer. Isso é cura. Por isso é uma decisão, não um sentimento.” Desconhecido.

“Chorar não significa se arrepender, se arrepender é mudar de Atitude.” Desconhecido.

"A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo ... se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (N. Mandela).

"As utopias se tornam realidades a partir do momento em que começam a luta por elas." (Maria Lúcia Karam).


“A verdadeira viagem de descobrimento consiste não em procurar novas terras, mas ver com novos olhos”
Marcel Proust


Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de março de 2013

Tdh articula implantação de práticas restaurativas nas escolas estaduais


Tdh articula implantação de práticas restaurativas nas escolas estaduais

        Reunião com a Secretária Estadual de Educação, Izolda Cela, visou à implantação das práticas restaurativas nas escolas estaduais.


    Aconteceu na tarde de terça-feira (26), reunião com a secretária estadual de Educação, Izolda Cela, para discutir a implantação das práticas restaurativas nas escolas estaduais de Fortaleza.
    Na reunião, foram discutidas as estratégias para a implantação do projeto de mediação itinerante e mediação escolar. O protocolo de intenções, o livro Vozes, o planejamento Estratégico de Tdh Brasil e o folder da Política de Proteção foram entregues para a secretária. Além disso, foi entregue um termo de cooperação técnica para trabalhar em quatro escolas estaduais.
    A Secretária expôs que dentro das escolas estaduais existe pessoa de referência que realiza a função de Diretor de Turma, que é um professor que tem um horário disponível para o acompanhamento de uma turma através de atividades como reuniões, visitas, acompanhamento familiar, realização de atividades voltadas para valores, podendo ser uma possível pista para profissional responsável pela atuação das mediações escolares.
    Para Isabel Sousa, a ideia é fortalecer as propostas e iniciativas que já existem dentro das escolas, e que os diretores de turma possuem um potencial para serem facilitadores das mediações escolares.
    O momento contou com a participação do procurador-geral de Justiça, Ricardo Machado; o coordenador dos Núcleos de Mediação Comunitária, promotor de Justiça Edson Landim; e representantes de Terre des Lausanne no Brasil (Tdh Brasil), Anselmo de Lima (Diretor), Isabel Sousa (Assessora técnica) e Nádia Cândido (Assessora técnica em Práticas Restaurativas).
    A audiência na Secretaria de Educação do Estado (Seduc) foi o primeiro momento de sensibilização desse projeto. O objetivo é que as Práticas Restaurativas venham atuar na prevenção e redução da violência dentro das escolas, contribuindo para uma geração de paz.


-- 
HUGO ACÁCIO
Assessor de Comunicação

Rua Pereira Valente, N° 1.655 - casa 20
Cep.: 60160 - 250 - Fortaleza/CE - Brasil
Tel: + 55 85 3263 11 42 | Skype: hugoacacio
Cel: + 55 85 8800 07 19 | Twitter: @tdhbrasil
www.tdh.ch | www.tdhbrasil.org

Nenhum comentário:

Justiça Restaurativa: Marco Teórico, Experiências Brasileiras, Propostas e Direitos Humanos

...

...