“É chegada a hora de inverter o paradigma: mentes que amam e corações que pensam.” Barbara Meyer.

“Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado opressor.” Desmond Tutu.

“Perdoar não é esquecer, isso é Amnésia. Perdoar é se lembrar sem se ferir e sem sofrer. Isso é cura. Por isso é uma decisão, não um sentimento.” Desconhecido.

“Chorar não significa se arrepender, se arrepender é mudar de Atitude.” Desconhecido.

"A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo ... se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (N. Mandela).

"As utopias se tornam realidades a partir do momento em que começam a luta por elas." (Maria Lúcia Karam).


“A verdadeira viagem de descobrimento consiste não em procurar novas terras, mas ver com novos olhos”
Marcel Proust


Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de março de 2013

Implantação do Núcleo de Justiça Restaurativa tem continuidade em Caxias do Sul


Reunião ocorreu na última terça-feira. Reunião ocorreu na última terça-feira.
Em Caxias do Sul a implantação do Núcleo de Justiça Restaurativa (JR) entra em nova etapa. O secretário Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SSPPS), Roberto Louzada, o diretor-geral da SSPPS, José Francisco Barden da Rosa, o presidente da Fundação Caxias, Euclides Sirena, o titular da Vara Regional de Justiça da Infância e da Juventude, Leoberto Narciso Brancher, e a assistente social Denise Lain estiveram reunidos na terça-feira, 13, com o grupo de facilitadores em Círculos de Justiça Restaurativa e de Construção de Paz que passaram pelas capacitações oferecidas durante a fase inicial do projeto. O objetivo do encontro foi registrar a disponibilidade de cada facilitador em continuar integrando o processo de trabalho, e verificar de que forma poderá contribuir.

Na exposição, a matriz do projeto foi retomada, assim como o andamento das ações. O secretário Louzada reforçou a intenção da reunião em mobilizar os facilitadores para o trabalho, e destacou que a implementação da JR como política pública em Caxias do Sul poderá servir de estímulo e modelo para outros locais.

O Núcleo é uma iniciativa de articulação interinstitucional liderada pela Prefeitura, Poder Judiciário, Fundação Caxias e UCS, que tem como objetivo promover uma política pública de pacificação social fundada nos valores e nas práticas da Justiça Restaurativa.

- Esse modelo cria oportunidades para que os envolvidos e interessados nas questões (autor, receptor do fato, familiares e comunidade) possam conversar e identificar as necessidades não atendidas a fim de restaurar a harmonia e o equilíbrio entre todos - informa  Louzada.

Três centrais compõem o Núcleo: a Central Judicial de Práticas Restaurativas, já instalada no Fórum; a Central Judicial de Práticas Restaurativas da Infância e da Juventude, em fase de instalação na Universidade de Caxias do Sul; e a Central Judicial de Práticas Restaurativas Comunitárias, que será instalada na Zona Norte da cidade.

Olá Serra Gaúcha. Cidadania | 14/03/2013

Nenhum comentário:

Justiça Restaurativa: Marco Teórico, Experiências Brasileiras, Propostas e Direitos Humanos

...

...