“É chegada a hora de inverter o paradigma: mentes que amam e corações que pensam.” Barbara Meyer.

“Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado opressor.” Desmond Tutu.

“Perdoar não é esquecer, isso é Amnésia. Perdoar é se lembrar sem se ferir e sem sofrer. Isso é cura. Por isso é uma decisão, não um sentimento.” Desconhecido.

“Chorar não significa se arrepender, se arrepender é mudar de Atitude.” Desconhecido.

"A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo ... se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (N. Mandela).

"As utopias se tornam realidades a partir do momento em que começam a luta por elas." (Maria Lúcia Karam).


“A verdadeira viagem de descobrimento consiste não em procurar novas terras, mas ver com novos olhos”
Marcel Proust


Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de março de 2013

Empoderamento juvenil: adolescentes inseridos no sistema de justiça juvenil de todo Brasil se reúnem para exercer o direito à participação.


Adolescentes e jovens do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude (ABMP), seção Ceará, irão participar como convidados do Fórum Nacional de Adolescentes do Sistema Socioeducativo, em Brasília, nos dias 21 e 22 de março. Os adolescentes que passaram ou que estão passando pelo sistema socioeducativo brasileiro, além de adolescentes convidados, se encontrarão para trocar ideias, experiências e para exercer o direito à participação.

O fórum reunirá adolescentes de todo o Brasil e tem como objetivo fortalecer o direito à participação de adolescentes inseridos no sistema de justiça juvenil com a finalidade de garantir as normas nacionais e internacionais de direitos humanos.

Os adolescentes irão refletir sobre o sistema socioeducativo, debater sobre o marco legal de proteção a partir do olhar do adolescente, além de construir parâmetros de condutas futuras para garantir o respeito aos direitos humanos de adolescentes, além de possibilitar uma ampla mobilização nacional de adolescentes para o exercício do direito à participação.

Para Lucas Alves, 15 anos, “É preciso escutar os adolescentes, é necessário utilizar a lei do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) na prática”.

Segundo Felipe Vasconcelos, 19 anos, o evento é um grande passo, um marco histórico para mudanças no sistema socioeducativo. “Vamos tirar encaminhamentos dos próprios jovens, não vai ser o promotor ou juiz ditando, mas sim os próprios jovens”.

Durante o evento os adolescentes irão apresentar o livro Vozes - que pensam os/as adolescentes sobre ato infracional e as medidas socioeducativas. A publicação objetiva escuta e análise das opiniões de adolescentes em conflito com a lei acerca de atos infracionais e do sistema socioeducativo em cinco estados. Para realização do projeto houve articulação entre Terre des hommes Lausanne no Brasil (Tdh Brasil) e ABMP.

O evento contará com quatro comissões que será composta pelos adolescentes: comissão de educomunicação, comissão de síntese, comissão de avaliação e comissão de recreação; onde eles irão exercer o empoderamento. O fórum conta com resultados pré-estabelecidos como: Constituir movimentos/espaços políticos permanentes e próprios de adolescentes da justiça juvenil; Construir parâmetros para orientar a formulação do plano decenal socioeducativo; Elaboração de um manual sobre o sistema socioeducativo a partir dos olhares dos adolescentes.

O Conselho Consultivo, parceira entre ABMP do Ceará e Tdh Brasil, busca o empoderamento juvenil em prol da construção de uma realidade de direitos instituída pelos próprios adolescentes.



-- 
CAMILA CACAU
Comunicação

Rua Pereira Valente, N° 1.655 - casa 20
Cep.: 60160 - 250 - Fortaleza/CE - Brasil
Tel: + 55 85 3263 11 42 |
Cel: + 55 85 87031510 | Twitter: @tdhbrasil
www.tdh.ch | www.tdhbrasil.org

Nenhum comentário:

Justiça Restaurativa: Marco Teórico, Experiências Brasileiras, Propostas e Direitos Humanos

...

...