“É chegada a hora de inverter o paradigma: mentes que amam e corações que pensam.” Barbara Meyer.

“Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado opressor.” Desmond Tutu.

“Perdoar não é esquecer, isso é Amnésia. Perdoar é se lembrar sem se ferir e sem sofrer. Isso é cura. Por isso é uma decisão, não um sentimento.” Desconhecido.

“Chorar não significa se arrepender, se arrepender é mudar de Atitude.” Desconhecido.

"A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo ... se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (N. Mandela).

"As utopias se tornam realidades a partir do momento em que começam a luta por elas." (Maria Lúcia Karam).


“A verdadeira viagem de descobrimento consiste não em procurar novas terras, mas ver com novos olhos”
Marcel Proust


Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de março de 2013

Caxias do Sul poderá contar com a Justiça Restaurativa


Encontro teve como objetivo a criação dos núcleos da iniciativa de paz envolvendo crianças e adolescentes


Reunião ocorreu nesta quarta.

Nesta quarta-feira, o prefeito Alceu Barbosa Velho participou da primeira reunião de trabalho com integrantes das secretarias de Segurança Pública e Proteção Social (SSPPS) e Educação (SMED), da Fundação de Assistência Social (FAS), da Vara Regional de Justiça da Infância e da Juventude, da Fundação Caxias, da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e demais entidades envolvidas. O encontro teve como objetivo iniciar as tratativas sobre o projeto de implantação do Núcleo de Justiça Restaurativa de Caxias do Sul.

O Núcleo é uma iniciativa de articulação interinstitucional liderada pela Prefeitura, Poder Judiciário, Fundação Caxias e UCS, que tem como objetivo promover uma política pública de pacificação social fundada nos valores e nas práticas da Justiça Restaurativa. Esse modelo cria oportunidades para que os envolvidos e interessados na questão (autor, receptor do fato, familiares e comunidade) possam conversar e identificar as necessidades não atendidas a fim de restaurar a harmonia e o equilíbrio entre todos.

O titular da Vara Regional de Justiça da Infância e da Juventude, Leoberto Narciso Brancher, retomou as ações já realizadas no andamento do projeto, que disse estar pronto, com os recursos direcionados e em fase de execução. O Núcleo de Justiça Restaurativa de Caxias do Sul irá compreender três centrais: judicial, de proteção à infância e juventude e um centro comunitário, voltado a situações que envolvem adultos. Ele destacou Caxias do Sul como uma cidade pioneira na perspectiva de criação de uma política pública baseada nas práticas da Justiça Restaurativa.

- A Justiça Restaurativa tem o grande potencial de tornar a justiça um poder da comunidade, um instrumento de cura, e não utilizado para ferir uns aos outros.

Conforme o prefeito, o objetivo do projeto é recuperar pessoas e restaurar a paz, combatendo o problema no início e trazendo as famílias para dentro da escola. Alceu se mostrou confiante com a primeira reunião de trabalho e destacou a união do poder executivo, judiciário e da sociedade civil para a implantação do projeto.

- Estamos mais uma vez avançando. Eu acredito nesse projeto e quero que vocês também acreditem, pois temos o envolvimento de instituições que merecem o nosso crédito e de muitas pessoas engajadas na luta pela ressocialização - disse.

Olá Serra Gaúcha. Crianças e adolescentes | 27/02/2013 

Nenhum comentário:

Justiça Restaurativa: Marco Teórico, Experiências Brasileiras, Propostas e Direitos Humanos

...

...