“É chegada a hora de inverter o paradigma: mentes que amam e corações que pensam.” Barbara Meyer.

“Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado opressor.” Desmond Tutu.

“Perdoar não é esquecer, isso é Amnésia. Perdoar é se lembrar sem se ferir e sem sofrer. Isso é cura. Por isso é uma decisão, não um sentimento.” Desconhecido.

“Chorar não significa se arrepender, se arrepender é mudar de Atitude.” Desconhecido.

"A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo ... se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (N. Mandela).

"As utopias se tornam realidades a partir do momento em que começam a luta por elas." (Maria Lúcia Karam).


“A verdadeira viagem de descobrimento consiste não em procurar novas terras, mas ver com novos olhos”
Marcel Proust


Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Agentes Penitenciários participam de curso de Justiça Restaurativa

agentes_penitenciários_pastoral_carcerária_varginha_2013
A Pastoral Carcerária de Varginha ministrou o curso Justiça Restaurativa para Agentes Penitenciários da Unidade Prisional de Varginha. Essa foi a primeira turma  de Minas Gerais a receber a formação.  Clique no título para ler mais.



A formação realizada nos dias 20 e 21 de janeiro contou com a participação de 24 Agentes Penitenciários. O curso tratou de temas como violência e suas diversas formas, além das diferenças entre justiça Restaurativa e Retributiva. Os participantes desenvolveram diversas simulações de círculos restaurativos.
A justiça Restaurativa surge como alternativa para melhoria pessoal e profissional dos Agentes Penitenciários.  Através da aplicação dos círculos restaurativos, a resolução pacífica de várias questões conflitantes podem ser resolvidas de maneira produtiva e eficaz, sem o desgaste físico e principalmente emocional dos entes envolvidos. O Projeto terá uma na segunda fase com o aprofundamento da formação e posteriormente a adaptação do ambiente de trabalho ao sistema restaurativo. A justiça Restaurativa é recomendada pela ONU e pelo Conselho Nacional de Justiça.
 (com informações e foto: Pastoral Carcerária de Varginha)

Nenhum comentário:

Justiça Restaurativa: Marco Teórico, Experiências Brasileiras, Propostas e Direitos Humanos

...

...