“É chegada a hora de inverter o paradigma: mentes que amam e corações que pensam.” Barbara Meyer.

“Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado opressor.” Desmond Tutu.

“Perdoar não é esquecer, isso é Amnésia. Perdoar é se lembrar sem se ferir e sem sofrer. Isso é cura. Por isso é uma decisão, não um sentimento.” Desconhecido.

“Chorar não significa se arrepender, se arrepender é mudar de Atitude.” Desconhecido.

"A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo ... se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (N. Mandela).

"As utopias se tornam realidades a partir do momento em que começam a luta por elas." (Maria Lúcia Karam).


“A verdadeira viagem de descobrimento consiste não em procurar novas terras, mas ver com novos olhos”
Marcel Proust


Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Diálogos restaurativos busca implementação de práticas restaurativas no sistema de Justiça.


Reunião com atores estratégicos teve como objetivo pautar ações para a implementação das práticas restaurativas no sistema de Justiça cearense.


    Aconteceu na tarde da última sexta-feira (26/09), na Associação Cearense do Ministério Público, reunião sobre a implementação das Práticas Restaurativas no Centro Integrado de Fortaleza com objetivo de fomentar parcerias e estratégias para iniciar a utilização das práticas restaurativas como possibilidade pacífica de resolução de conflitos no estado.
    Com o tema “Diálogos Restaurativos: construindo práticas inovadoras para adolescentes no Ceará”, foi realizado momento de sensibilização e conversa com o Delegado Emerson Pompeu, da Delegacia da Criança e Adolescente (DCA), Ministério Público/CAOPIJ, representantes do sistema de medidas socioeducativas de Fortaleza e da ong Terre des hommes Lausanne no Brasil.
    Como propostas de encaminhamentos foram acordadas: momento com o secretário de Segurança Pública do Estado do Ceará para apresentar o projeto; Levantamento de casos dos últimos três meses na DCA, para realizações estatísticas; Proposta de conversa com a Defensoria Pública para unificação de práticas; Agendamento de reunião com interlocutores do sistema de Justiça.
    As práticas restaurativas estão fundamentadas na Convenção dos Direitos da Criança, no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Lei do Sistema Nacional de Atendimento socioeducativa (SINASE). Este possui um conjunto de diretrizes e políticas do Poder Público relacionadas à criança e o adolescente, que no Art. 35 determina “III - prioridade a práticas ou medidas que sejam restaurativas e, sempre que possível, atendam às necessidades das vítimas;”, em vigência a partir do dia 18 de Abril de 2012.

- 
Hugo Acácio
Assessor de Comunicação - Tdh Brasil
Rua Pereira Valente, n° 1.655 - casa 20
CEP: 60160-250- Fortaleza/CE Brasil
Tel/Fax +55 85 3263-1142
Celular: +55 85 8800-0719
Skipe: hugoacacio
Tdh Lausanne: www.tdh.ch
Tdh Brasil: www.tdhbrasil.org
No Twitter: @tdhbrasil

Nenhum comentário:

Justiça Restaurativa: Marco Teórico, Experiências Brasileiras, Propostas e Direitos Humanos

...

...