“É chegada a hora de inverter o paradigma: mentes que amam e corações que pensam.” Barbara Meyer.

“Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado opressor.” Desmond Tutu.

“Perdoar não é esquecer, isso é Amnésia. Perdoar é se lembrar sem se ferir e sem sofrer. Isso é cura. Por isso é uma decisão, não um sentimento.” Desconhecido.

“Chorar não significa se arrepender, se arrepender é mudar de Atitude.” Desconhecido.

"A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo ... se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (N. Mandela).

"As utopias se tornam realidades a partir do momento em que começam a luta por elas." (Maria Lúcia Karam).


“A verdadeira viagem de descobrimento consiste não em procurar novas terras, mas ver com novos olhos”
Marcel Proust


Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

SEMINÁRIO DISCUTE SAÚDE E BEM ESTAR DE ADOLESCENTES NO GRANDE BOM JARDIM.


O evento abordou temáticas como o uso de drogas e práticas restaurativas como ferramenta de resolução de conflitos

Discutir e informar sobre questões relativas à saúde e ao bem estar de adolescentes. Esse foi o objetivo do I Seminário Intersetorial - Saúde do Adolescente em foco, que aconteceu na tarde de sábado, dia 21/07, no Teatro do Centro Cultural do Bom Jardim.

Foi com o enfoque nas problemáticas diárias dos adolescentes que foi estruturado o evento, que discutiu as temáticas vividas por eles que, muitas vezes, por falta de conhecimento, acabam se mantendo à margem da sociedade, envolvendo-se com drogas, brigas e com a desestruturação familiar.

O evento reuniu cerca de 40 participantes e abordou temas de relevância comprovadas no contexto social de adolescentes como forma de prevenção de doenças, violência e o planejamento familiar.

A primeira palestra, intitulada “Práticas Restaurativas como meios alternativos de resolução de conflitos voltadas à criança e adolescente”, foi apresentada por Joyce Silvério, da Terre des hommes Brasil. Joyce abordou as categorias de conflito e violência, dos determinantes sociais interferindo na saúde, e socializou sobre as práticas restaurativas, que buscam o diálogo como forma de resolução pacífica de conflitos,  já acessíveis no bairro através de ações no Núcleo de Mediação do Bom Jardim e nas Escolas Catarina Lima e Lireda Facó, ambas localizadas no bairro.

No momento de interação com os participantes, Joyce perguntou: “Como a comunidade lida com os conflitos?” Segundo uma adolescente que estava acompanhando a palestra “não há respeito, quando se vai tentar dialogar ocorre logo agressão, mas é importante entender as diferenças” disse.

O debate prosseguiu com a segunda palestra do dia, “Drogas: Efeitos e Prevenção” ministrada pelo psicólogo Rodrigo Fernandes, momento em que abordou as drogas como escapismo social e a necessidade da prevenção do seu uso para a manutenção da saúde e bem-estar. Como encerramento do evento, foi realizada  uma explicação sobre a Caderneta da Saúde do Adolescente abordando sexualidade, imunização e dicas de saúde.

O seminário foi organizado pelo Posto de saúde Argeu Hebster, Projeto Raízes de Cidadania, a Ong Terre des hommes Brasil e o CRAS do Bom Jardim e tiveram a apoio da Rede Territorial Local do Grande Bom Jardim, Fórum DCA e Núcleo de Mediação Comunitária do Bom Jardim.

--
Hugo Acácio
Assessor de Comunicação - Tdh Brasil
Rua Pereira Valente, n° 1.655 - casa 20
CEP: 60160-250- Fortaleza/CE Brasil
Tel/Fax +55 85 3263-1142
Celular: +55 85 8800-0719
Skipe: hugoacacio
Tdh Lausanne: www.tdh.ch
Tdh Brasil: www.tdhbrasil.org
No Twitter: @tdhbrasil

Nenhum comentário:

Justiça Restaurativa: Marco Teórico, Experiências Brasileiras, Propostas e Direitos Humanos

...

...