“É chegada a hora de inverter o paradigma: mentes que amam e corações que pensam.” Barbara Meyer.

“Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado opressor.” Desmond Tutu.

“Perdoar não é esquecer, isso é Amnésia. Perdoar é se lembrar sem se ferir e sem sofrer. Isso é cura. Por isso é uma decisão, não um sentimento.” Desconhecido.

“Chorar não significa se arrepender, se arrepender é mudar de Atitude.” Desconhecido.

"A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo ... se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (N. Mandela).

"As utopias se tornam realidades a partir do momento em que começam a luta por elas." (Maria Lúcia Karam).


“A verdadeira viagem de descobrimento consiste não em procurar novas terras, mas ver com novos olhos”
Marcel Proust


Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Projeto Justiça Restaurativa é tema de painel em seminário


O painel Justiça Restaurativa e Sistema Prisional será apresentado pelas representantes da Susepe

O Projeto Justiça Restaurativa (JR), da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), será debatido em painel do seminário "A Crise do Estado e da Jurisdição e as Formas Alternativas de Resolução dos Conflitos". O evento ocorrerá nos dias 30 e 31 de agosto, no auditório do Campus II da Universidade Católica de Pelotas.
O painel Justiça Restaurativa e Sistema Prisional será apresentado pelas representantes da Susepe, a diretora da Escola do Serviço Penitenciário (ESP), Christiane Freire, e a psicóloga Lutiana Ricaldi da Rosa. "Vamos demonstrar como tem sido o percurso da JR dentro do sistema prisional conceitualmente e metodologicamente. O trabalho está ligado as formações e práticas e serão tratadas as perspectivas de ações. A Justiça Restaurativa procura entrar no foco do problema, buscando negociar soluções com todas as partes envolvidas", destacou Lutiana. No Rio Grande do Sul, o projeto vem avançando e o diferencial é a participação de servidores e a inclusão de detentos no processo.

Justiça Restaurativa

É uma metodologia de resolução de conflito que rompe com a forma tradicional, pois visa promover processos restaurativos. A vítima e ofensor, além de outros indivíduos ou membros de comunidades que foram afetados pelo conflito participam ativamente na resolução das questões deste conflito, geralmente com a ajuda de um facilitador.


Diário da Manha.

Nenhum comentário:

Justiça Restaurativa: Marco Teórico, Experiências Brasileiras, Propostas e Direitos Humanos

...

...