“É chegada a hora de inverter o paradigma: mentes que amam e corações que pensam.” Barbara Meyer.

“Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado opressor.” Desmond Tutu.

“Perdoar não é esquecer, isso é Amnésia. Perdoar é se lembrar sem se ferir e sem sofrer. Isso é cura. Por isso é uma decisão, não um sentimento.” Desconhecido.

“Chorar não significa se arrepender, se arrepender é mudar de Atitude.” Desconhecido.

"A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo ... se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (N. Mandela).

"As utopias se tornam realidades a partir do momento em que começam a luta por elas." (Maria Lúcia Karam).


“A verdadeira viagem de descobrimento consiste não em procurar novas terras, mas ver com novos olhos”
Marcel Proust


Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Fundac cria Programa Interinstitucional de Justiça Restaurativa Juvenil da Bahia (PROJURES)


A Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) realizou nesta sexta-feira (17), a primeira reunião de implementação do Programa Interinstitucional de Justiça Restaurativa Juvenil da Bahia (PROJURES). O encontro reuniu juízes, promotores de Justiça, defensores públicos, delegados e advogados da fundação.  
O objetivo da iniciativa é colocar em prática o modelo de resolução de conflitos que envolvem adolescente, por de técnicas e procedimentos que buscar a pacificação, evitando a judicialização e a redução do número de processos nas Varas da Infância e Juventude. 
Entre as ações do programas, está desenvolver e implementar o PROJURES, promover a metodologia de mediação e restauração de danos, restauração dos vínculos afetivos-pessoais, sociais e comunitárias, contribuir para a superação de estigmas e na ressocialização dos adolescentes, desjudicializar conflitos e reduzir processos, promover e estimular a cultura de conflitos, e servir de estratégia à prevenção à prática dos atos infracionais. 
A iniciativa é uma ação da Fundac, através dos Núcleo Jurídico da Gerência de Atendimento Socioeducativo. "A aplicação da Justiça Restaurativa para crianças e adolescentes evita que conflitos simples se tornem em ações judiciais. O que, às vezes, resultam em apreensão e internação desses jovens, pode ser resolvido de forma conciliadora e pacífica. O Governo da Bahia quer promover e ampliar esta prática e a Fundac cumpre este papel no Estado", afirmou a diretora-geral da Fundac, Ariselma Pereira. 
Entre os participantes, o Juiz da 2ª Vara da Infância e Adolescência, Nelson Amaral, a titular da Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), Claudenice Mayo, o coordenador da Ronda Escolar de Salvador, o Major Ricardo Santana, representantes da Justiça da Infância e Adolescência, técnicos e advogados da Fundac.

FUNDAC.

Nenhum comentário:

Justiça Restaurativa: Marco Teórico, Experiências Brasileiras, Propostas e Direitos Humanos

...

...