“É chegada a hora de inverter o paradigma: mentes que amam e corações que pensam.” Barbara Meyer.

“Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado opressor.” Desmond Tutu.

“Perdoar não é esquecer, isso é Amnésia. Perdoar é se lembrar sem se ferir e sem sofrer. Isso é cura. Por isso é uma decisão, não um sentimento.” Desconhecido.

“Chorar não significa se arrepender, se arrepender é mudar de Atitude.” Desconhecido.

"A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo ... se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (N. Mandela).

"As utopias se tornam realidades a partir do momento em que começam a luta por elas." (Maria Lúcia Karam).


“A verdadeira viagem de descobrimento consiste não em procurar novas terras, mas ver com novos olhos”
Marcel Proust


Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Iases conclui duas capacitações para socioeducadores nesta quinta (19


Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iasesconcluiu nesta quinta-feira (19) duas capacitações comservidoresministradas na Unidade de Internação Provisória Norte, em Linhares, e no Centro Socioeducativo de Atendimento aoAdolescente em Conflito com a Lei (CSE), em TucumCariacica.

Na Unidade Regional Norte do Iases, em Linharesforam realizados dois encontrosnesta quarta (18) e quinta-feira (19), com asequipes de agentes socioeducativos. O objetivo é aprimorarqualificar e integrar os funcionários na dinâmica funcional doatendimento aos adolescentes em conflito com a lei.

grupo masculino de socioeducadores foi capacitado acerca da postura e atuação profissional diante dos procedimentos desegurança da UnidadeAlém dissoacompanharam discussões sobre gerenciamento de conflitos. A capacitação foi ministrada pelossocioeducadores Bruno Souza e Jean Pierre.

Para a gerente da UnidadeSilvany Caldeira, as atividades de profissionalização são de extrema importânciauma vez que visam aeficiência no trabalho de socioeducação e possibilita a troca de experiênciasenriquecendo o trabalho dos socioeducadores“Alémda capacitação técnicaos socioeducadores também estão tendo a oportunidade de trabalhar a união do grupo e o apoio aoscolegasfavorecendo as vivências e a troca de experiências”disse. A mesma capacitação contemplou a equipe feminina daUnidade.

 no Centro Socioeducativo, em TucumCariacicafoi encerrada nesta quinta-feira (19) a capacitação sobre Justiça Restaurativa,ministrada pela Educadora Social do Centro de Direitos Humanos e Educação Popular de Campo Limpo (CDHEP), Milena Carmo, epela Doutora em Justiça RestaurativaPetronella Boonen.

capacitação que ocorreu em duas etapasuma no mês de junho e outra nesta semanatrabalhou conceitos teóricos e atividadespráticas acerca da Justiça Restaurativa, com o objetivo de contribuir para o crescimento humanopromover o diálogo e acomunicaçãocomo forma de mediar conflitos no atendimento socioeducativo.

“As atividades de aprendizagem tiveram a função de colaborar na perspectiva cotidiana do socioeducador. A metodologia da Justiçarestaurativa deve ter como objetivo restaurar o danoprocurar recuperar o mau feito e restabelecer a convivência entre aspessoas”disse a educadora Petronella Boonen.

capacitação sobre Justiça Restaurativa é uma das ações pactuadas entre Governo do Estado do Espírito Santo, por meio doIases, e o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), que visa o desenvolvimento de projetos sobre a Justiça Restaurativa nasescolas da rede pública estadual e nas unidades de atendimento socioeducativo.

Parceria

O Centro Socioeducativo e as Unidades Regionais Norte do Iases realizam atendimento aos adolescentes em conflito com a lei, emcumprimento de medida socioeducativa de internação, e têm como base o Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), aplicado porprofissionais da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), por meio de um contrato de gestãocompartilhada.

programa de atendimento tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com asfamíliaspor meio de processos pedagógicossocioterapêuticossistêmicos e reflexivosque permitam sua reabilitação ereadaptaçãoampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico.


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação/Iases Lorenza Rodrigues Grativol Tel. (27) 3636-5451 /9932-7739 lorenza.grativol@iases.es.gov.br comunicacaoiases@yahoo.com.br www.iases.es.gov.br Texto: Daiane Delpupo

Nenhum comentário:

Justiça Restaurativa: Marco Teórico, Experiências Brasileiras, Propostas e Direitos Humanos

...

...