“É chegada a hora de inverter o paradigma: mentes que amam e corações que pensam.” Barbara Meyer.

“Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado opressor.” Desmond Tutu.

“Perdoar não é esquecer, isso é Amnésia. Perdoar é se lembrar sem se ferir e sem sofrer. Isso é cura. Por isso é uma decisão, não um sentimento.” Desconhecido.

“Chorar não significa se arrepender, se arrepender é mudar de Atitude.” Desconhecido.

"A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo ... se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (N. Mandela).

"As utopias se tornam realidades a partir do momento em que começam a luta por elas." (Maria Lúcia Karam).


“A verdadeira viagem de descobrimento consiste não em procurar novas terras, mas ver com novos olhos”
Marcel Proust


Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Curso capacita facilitadores em Reuniões Restaurativas Atores estratégicos participaram da formação ministrada pelo diretor do Instituto Latino Americano de Práticas Restaurativas

DSC01558.JPG



Capacitar facilitadores em reuniões restaurativas. Esse foi o objetivo do curso de facilitadores em reuniões restaurativas, realizado pela Terre de hommes Brasil (Tdh), ocorrido entre os dias 09 e 11 de julho, na sede da instituição em Fortaleza.

O momento reuniu cerca de 30 pessoas, entre representantes de organizações não governamentais e comunitárias; profissionais do sistema de justiça e do sistema de garantia de direitos da criança e de adolescentes de Fortaleza, representantes juvenis e demais profissionais que trabalham com a temática. A capacitação teve como facilitador o especialista em práticas restaurativas e diretor  do Instituto Latino Americano de Práticas Restaurativas, Jean Schmitz.

Jean contemplou os seguintes tópicos no curso: como preparar e facilitar uma reunião restaurativa; como utilizar o guia de uma reunião restaurativa; o que os facilitadores devem e que não devem fazer em uma reunião; bases sociológicas e psicológicas de uma reunião restaurativa; dinâmica de vitimização e diferenças entre a disciplina restaurativa e punitiva.

Além de se capacitarem, os atores estratégicos decidiram pautar encaminhamentos pró-fortalecimento do adolescentes em conflito com a lei, através da disseminação do uso das práticas restaurativas. Do curso, ficou acordado uma reunião com a Pastoral do Menor, projeto Se Garanta e STDS para a construção de um projeto; uma caravana ao núcleo de mediação do Bom Jardim, para conhecimento das práticas restaurativas aplicadas no espaço; um novo encontro , dia 10/09 desse ano, com todos os participantes para discutir as estratégias de fortalecimento da temática; A partir do próximo mês,  a equipe Tdh estará implementando também as práticas na Escola Lireda Facó, local onde há um ótimo grau de acolhimento pelos professores;  Já entre os supervisores dos Núcleos de Justiça Comunitária presentes, foi acordado  uma reunião para marcar um momento de sensibilização com os mediadores.

O evento, realizado pela Terre des hommes Brasil, teve como enfoque a formação de facilitadores estratégicos, difundindo as práticas restaurativas como possibilidade de resolução de conflitos, ao invés de sua judicialização, no estado do Ceará.


ENTENDA MAIS

Reuniões Restaurativas
A reunião restaurativa é um espaço de diálogo no qual as pessoas lidam com transgressões e conflitos. Os participantes podem falar, expressar seus sentimentos e, o que é mais importante, opinar no resultado.  É uma experiência democrática em que as pessoas mais afetadas por determinado problema decidem como reagir a ele.

Nenhum comentário:

Justiça Restaurativa: Marco Teórico, Experiências Brasileiras, Propostas e Direitos Humanos

...

...