“É chegada a hora de inverter o paradigma: mentes que amam e corações que pensam.” Barbara Meyer.

“Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado opressor.” Desmond Tutu.

“Perdoar não é esquecer, isso é Amnésia. Perdoar é se lembrar sem se ferir e sem sofrer. Isso é cura. Por isso é uma decisão, não um sentimento.” Desconhecido.

“Chorar não significa se arrepender, se arrepender é mudar de Atitude.” Desconhecido.

"A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo ... se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (N. Mandela).

"As utopias se tornam realidades a partir do momento em que começam a luta por elas." (Maria Lúcia Karam).


“A verdadeira viagem de descobrimento consiste não em procurar novas terras, mas ver com novos olhos”
Marcel Proust


Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de junho de 2012

TJRS vai ao Ceará para seminário sobre Justiça Restaurativa


os dias 20 e 21/6, comitiva do RS esteve em Fortaleza para participar do seminário SINASE e a Justiça Juvenil Restaurativa: Possibilidades e Desafios na atuação do Sistema de Garantia de Direitos. O evento ocorreu no Auditório da Escola da Magistratura do Ceará (ESMEC).

Representando o Judiciário gaúcho, compareceram os Juízes Leoberto Brancher, da Infância e da Juventude (JIJ) de Caxias do Sul e Coordenador do Núcleo de Justiça Restaurativa da Escola da Magistratura e a Juíza Vera Lúcia Deboni, do 3º Juizado Regional da Infância e da Juventude de Porto Alegre e Coordenadora da Central de Práticas Restaurativas do Juizado da Infância e Juventude.
O Juiz Leoberto Brancher que apresentou o painel As práticas restaurativas no atendimento ao adolescente envolvido em ato infracional e sua articulação com o Sistema de Garantia de Direitos. O evento prosseguiu com a exposição da Juíza Deboni que apresentou o painel sobre O Fluxo e os seus resultados no atendimento aos adolescentes envolvidos em ato infracional: a experiência de Porto Alegre.
Estiveram presente no encontro, profissionais do Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (DCA), Juízes e Defensores Públicos da Infância e da Juventude, Promotores de Justiça, profissionais da Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza, da Secretaria de Desenvolvimento Social, da Comissão da Infância e Adolescência da Assembleia Legislativa, da Câmara de Vereadores, dos Conselhos Estadual e Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Coordenadoria Estadual dos Direitos Humanos.
SINASE - O Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) é um projeto de lei aprovado por resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). O SENASE prevê normas para padronizar os procedimentos jurídicos envolvendo menores de idade, que vão desde a apuração do ato infracional até a aplicação de medidas socioeducativas.

Do TJRS. 28/06/2012

Nenhum comentário:

Justiça Restaurativa: Marco Teórico, Experiências Brasileiras, Propostas e Direitos Humanos

...

...