“É chegada a hora de inverter o paradigma: mentes que amam e corações que pensam.” Barbara Meyer.

“Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado opressor.” Desmond Tutu.

“Perdoar não é esquecer, isso é Amnésia. Perdoar é se lembrar sem se ferir e sem sofrer. Isso é cura. Por isso é uma decisão, não um sentimento.” Desconhecido.

“Chorar não significa se arrepender, se arrepender é mudar de Atitude.” Desconhecido.

"A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo ... se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (N. Mandela).

"As utopias se tornam realidades a partir do momento em que começam a luta por elas." (Maria Lúcia Karam).


“A verdadeira viagem de descobrimento consiste não em procurar novas terras, mas ver com novos olhos”
Marcel Proust


Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de junho de 2012

SINASE : PRÁTICAS DE JUSTIÇA RESTAURATIVAS COM ADOLESCENTES SÃO REALIZADAS NO CEARÁ


Práticas Restaurativas se apresentam como possibilidade de não judicialização de casos e espaço de reinserção social.

Dialogar, buscar a compreensão mútua, responsabilização do ato, construção de plano de ação para reparação de danos, fortalecimento de laços familiares e comunitários. Esses são os principais objetivos das práticas restaurativas com adolescentes e pessoas  direta ou indiretamente afetados pela situação conflituosa, serviço prestado à comunidade do Bom Jardim, dentro das atividades do Núcleo de Justiça Comunitária.
O Espaço se situa como uma nova possibilidade para a restauração de laços comunitários. Com finalidade de mediar situações conflituosas envolvendo adolescentes, a partir da voluntariedade e interesse das partes, contribui para prevenção da violência e desjudicialização de situações mediáveis, assim como,  a promoção de uma cultura de paz.
A ação pioneira no Estado, vem no contexto da vigência da Lei do Sistema Nacional do Atendimento socioeducativa (SINASE), que estimula as práticas restaurativas como possibilidade de resolução de conflitos extrajudiciais, buscando a reinserção social do adolescente, ao invés da prestação das medidas socioeducativas atuais.
A escolha do bairro Bom Jardim para sede da prática se deu pela elevada taxa de violência envolvendo adolescentes da região e a busca pelo empoderamento e fortalecimento juvenil local. Como atividade preventiva complementar, as práticas restaurativas estão sendo inseridas também  no âmbito escolar, nas escolas Catarina Lima e Lireda Facó.
O projeto faz parte de uma parceria entre a ONG Terre des hommes e o Ministério Público do Ceará – Coordenação dos Núcleos de Mediação Comunitária –, e tem como objetivo contribuir com a resolução pacífica/positiva entre adolescente, promovendo a responsabilidade dos jovens perante a sociedade.

ENTENDA MAIS

Prática Restaurativa – Processos Circulares

Os Processos Circulares se caracterizam por grupos de conversa honesta e respeitosa que levam em consideração as necessidades das vítimas, a escuta empática e oportunidade de reintegração do adolescente autor do ato de violência, em um encontro seguro, de respeito e diálogo, que prime pela responsabilização, restauração dos vínculos, reparação dos danos e reintegração ao convívio familiar e comunitário.


PRÁTICAS RESTAURATIVAS JUVENIS:
Núcleo de Justiça Comunitária do Bom Jardim
De segunda à quarta, das 8h às 17h
Endereço: Rua Geraldo Barbosa n°1095



--
Hugo Acácio
Assessor de Comunicação - Tdh Brasil
Rua Pereira Valente, n° 1.655 - casa 20
CEP: 60160-250- Fortaleza/CE Brasil
Tel/Fax +55 85 3263-1142 
Celular: +55 85 8800-0719
Skipe: hugoacacio
Tdh Lausanne: www.tdh.ch 
Tdh Brasil: www.tdhbrasil.org
No Twitter: @tdhbrasil

Nenhum comentário:

Justiça Restaurativa: Marco Teórico, Experiências Brasileiras, Propostas e Direitos Humanos

...

...