“É chegada a hora de inverter o paradigma: mentes que amam e corações que pensam.” Barbara Meyer.

“Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado opressor.” Desmond Tutu.

“Perdoar não é esquecer, isso é Amnésia. Perdoar é se lembrar sem se ferir e sem sofrer. Isso é cura. Por isso é uma decisão, não um sentimento.” Desconhecido.

“Chorar não significa se arrepender, se arrepender é mudar de Atitude.” Desconhecido.

"A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo ... se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (N. Mandela).

"As utopias se tornam realidades a partir do momento em que começam a luta por elas." (Maria Lúcia Karam).


“A verdadeira viagem de descobrimento consiste não em procurar novas terras, mas ver com novos olhos”
Marcel Proust


Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Prática de Justiça Juvenil Restaurativa resolve ameaça de morte


Adolescente e família, após círculo de paz se comprometem com a união e paz familiar

Aconteceu na manhã do dia 25 de maio, no Núcleo de Justiça Comunitária do Bom Jardim, um círculo de paz referente a um conflito familiar envolvendo adolescente. O conflito foi ofensa verbal, seguida de ameaça contra a vida, sofrida pelos pais, realizada pelo filho. O motivo teria sido a utilização sem permissão de um pertence do jovem pelo pai.

A equipe Tdh facilitou, de forma positiva, esse conflito, levando em consideração a necessidade da vítima, a escuta empática e a oportunidade de reintegração do adolescente-autor do ato infracional com a família e sociedade. O círculo contou com a presença de pessoas da comunidade como apoiadores dos envolvidos. Como acordo, o jovem se comprometeu a não mais desrespeitar os país, ao ponto em que esses dessem mais atenção e diálogo ao jovem. Socialmente falando, foi acordo a inserção do adolescente em cursos de práticas profissionalizantes.

Todos os envolvidos no conflito se comprometeram em restaurar os vínculos familiares baseando-se na fala respeitosa, otimização do diálogo e escuta compreensiva. “Só peço também mais respeito e menos violência entre os meus pais e comigo” contou o adolescente.

O projeto faz parte de uma parceria entre a ONG Terre des hommes Lausanne no Brasil e o m Ministério Público do Ceará – Coordenação dos  Núcleos de Mediação Comunitária – , e tem como objetivo contribuir com a resolução positiva de conflitos entre adolescentes, promovendo a responsabilidade dos jovens perante a
sociedade.



--
CAMILA CACAU

Comunicação - Tdh Brasil
Tel/Fax +55 85 3263-1142
Celular: +55 85 87031510 / 96707043
Tdh Brasil: www.tdhbrasil.org
No Twitter: @tdhbrasil

Nenhum comentário:

Justiça Restaurativa: Marco Teórico, Experiências Brasileiras, Propostas e Direitos Humanos

...

...