“É chegada a hora de inverter o paradigma: mentes que amam e corações que pensam.” Barbara Meyer.

“Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado opressor.” Desmond Tutu.

“Perdoar não é esquecer, isso é Amnésia. Perdoar é se lembrar sem se ferir e sem sofrer. Isso é cura. Por isso é uma decisão, não um sentimento.” Desconhecido.

“Chorar não significa se arrepender, se arrepender é mudar de Atitude.” Desconhecido.

"A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo ... se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (N. Mandela).

"As utopias se tornam realidades a partir do momento em que começam a luta por elas." (Maria Lúcia Karam).


“A verdadeira viagem de descobrimento consiste não em procurar novas terras, mas ver com novos olhos”
Marcel Proust


Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Justiça Restaurativa



As articulações e possíveis práticas em Justiça Restaurativa para a transformação da realidade penitenciária foram o tema da palestra do presidente do Conselho Penitenciário, Rodrigo Puggina, no 11º Grupo de Estudos em Justiça Restaurativa e Mediação de Conflitos, promovido pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Foi nesta quinta-feira (14),  na Escola do Serviço Penitenciário (ESP).
Conforme Puggina, é muito significativo o fato da Susepe estar discutindo possibilidades de aplicação da Justiça Restaurativa no âmbito do sistema prisional, pois isso demonstra a busca por uma mudança de cultura do sistema gaúcho. “Surpreende o estágio avançado com o qual a Susepe tem tratado o tema, já pensando na sua implementação prática, haja vista as dificuldades nesta mudança de paradigmas deste sistema tão complexo.”
Justiça Restaurativa é uma metodologia de resolução de conflito que rompe com a forma tradicional. Visa promover processos restaurativos, em que vítima, ofensor, familiares e membros da comunidade participam ativamente na resolução das questões deste conflito, geralmente com a ajuda de um facilitador.

Texto: Jacqueline Santos.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul

Nenhum comentário:

Justiça Restaurativa: Marco Teórico, Experiências Brasileiras, Propostas e Direitos Humanos

...

...