“É chegada a hora de inverter o paradigma: mentes que amam e corações que pensam.” Barbara Meyer.

“Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado opressor.” Desmond Tutu.

“Perdoar não é esquecer, isso é Amnésia. Perdoar é se lembrar sem se ferir e sem sofrer. Isso é cura. Por isso é uma decisão, não um sentimento.” Desconhecido.

“Chorar não significa se arrepender, se arrepender é mudar de Atitude.” Desconhecido.

"A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo ... se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (N. Mandela).

"As utopias se tornam realidades a partir do momento em que começam a luta por elas." (Maria Lúcia Karam).


“A verdadeira viagem de descobrimento consiste não em procurar novas terras, mas ver com novos olhos”
Marcel Proust


Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Projeto "Além da Culpa" busca implementar a Justiça Restaurativa em Juiz de Fora


Mudar a visão da sociedade sobre as crianças e os adolescentes infratores é um dos objetivos do projeto "Além da Culpa", que vai ser lançado na tarde desta quinta-feira (30) em um evento na Escola de Governo de Juiz de Fora, na Rua Maria Perpetua, 72.

A iniciativa busca implementar a Justiça Restaurativa, o processo de reabilitação de adolescentes autores de ato infracional, o que só é possível convocando a sociedade cível e as instituições a um novo olhar, ou seja, ao abandono da dimensão da culpa, alcançando aos poucos a dimensão da responsabilidade compartilhada pela ação desses jovens. 

De acordo com defensora pública Margarida Almeida, o primeiro passo do projeto vai ser capacitar agentes judiciários, ligados à justiça juvenil - tais como comissários, assistentes sociais, oficiais de justiça, agentes do centro socioeducativo de Santa Lúcia - sobre o que é a justiça restaurativa e como implementá-la. Em seguida, vai ser formulado um projeto piloto para ser aplicado em uma escola do município. Depois de seu funcionamento e devidos ajustes, será estendido às demais escolas.




Lançamento da iniciativa acontece nesta quinta-feira (03)


de Juiz de Fora

Nenhum comentário:

Justiça Restaurativa: Marco Teórico, Experiências Brasileiras, Propostas e Direitos Humanos

...

...