“É chegada a hora de inverter o paradigma: mentes que amam e corações que pensam.” Barbara Meyer.

“Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado opressor.” Desmond Tutu.

“Perdoar não é esquecer, isso é Amnésia. Perdoar é se lembrar sem se ferir e sem sofrer. Isso é cura. Por isso é uma decisão, não um sentimento.” Desconhecido.

“Chorar não significa se arrepender, se arrepender é mudar de Atitude.” Desconhecido.

"A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo ... se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (N. Mandela).

"As utopias se tornam realidades a partir do momento em que começam a luta por elas." (Maria Lúcia Karam).


“A verdadeira viagem de descobrimento consiste não em procurar novas terras, mas ver com novos olhos”
Marcel Proust


Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de abril de 2012

Seminário apresenta práticas jurídicas premiadas


Práticas jurídicas eficientes e que tentam aproximar a Justiça da comunidade são o foco de um evento a ser realizado em Brasília na próxima quarta-feira (18/4). O I Seminário: Práticas Jurídicas Inovadoras vai discutir e apresentar ações de sucesso desenvolvidas pelos Tribunais de Justiça do Distrito Federal, de Minas Gerais e de São Paulo, premiadas pelo Instituto Innovare nos últimos oito anos.
O evento será aberto pelo próximo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Carlos Ayres Britto, e contará com a presença do presidente da Associação dos Magistrados do Brasil, Nelson Calandra, e do presidente da Frente Parlamentar Mista pelo Aperfeiçoamento da Justiça, deputado federal Wellington Fagundes (PR-MT). Ministros do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça e dos demais tribunais superiores e diversas autoridades dos três Poderes também estarão presentes.
Distrito Federal
Criado em 2006, o Programa Justiça Restaurativa será apresentado pela juíza Lea Martins, coordenadora. Criado em 2006, o programa busca ampliar a capacidade de mediação e resolução de conflitos em crimes de menor potencial ofensivo. A Justiça Restaurativa incentiva a aproximação entre as instituições formais da Justiça Criminal e o controle informal, por meio da participação de todos os envolvidos, incluindo a própria comunidade.

Minas Gerais
A juíza Ângela de Lourdes Rodrigues vai explicar o funcionamento da Central de Conciliação. Instalado em setembro de 2002, em Belo Horizonte, e ampliado para todo o estado de Minas Gerais, o serviço atua nos processos da Vara de Família, buscando a redução de processos judiciais por meio de audiências de conciliação, realizadas por equipes multidisciplinares, supervisionadas por um juiz.

São Paulo
O Núcleo de Atendimento Integrado, desenvolvido pelo TJ-SP, será apresentado pelo coordenador do projeto, o juiz João Baptista Galhardo Junior. O programa busca dar mais efetividade ao cumprimento de medidas sócio-educativas de menores infratores. No mesmo espaço físico reúnem-se todos os órgãos do Sistema de Justiça e do Sistema de Rede de Proteção para o Atendimento do Adolescente Autor de Ato Infracional e sua Família.

SERVIÇO
I Seminário: Práticas Jurídicas Inovadoras
Data: 18 de abril de 2012
Local: Anexo II da Câmara dos Deputados
Hora: 13h
Revista Consultor Jurídico, 16 de abril de 2012

Nenhum comentário:

Justiça Restaurativa: Marco Teórico, Experiências Brasileiras, Propostas e Direitos Humanos

...

...