“É chegada a hora de inverter o paradigma: mentes que amam e corações que pensam.” Barbara Meyer.

“Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado opressor.” Desmond Tutu.

“Perdoar não é esquecer, isso é Amnésia. Perdoar é se lembrar sem se ferir e sem sofrer. Isso é cura. Por isso é uma decisão, não um sentimento.” Desconhecido.

“Chorar não significa se arrepender, se arrepender é mudar de Atitude.” Desconhecido.

"A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo ... se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (N. Mandela).

"As utopias se tornam realidades a partir do momento em que começam a luta por elas." (Maria Lúcia Karam).


“A verdadeira viagem de descobrimento consiste não em procurar novas terras, mas ver com novos olhos”
Marcel Proust


Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

TJ quer levar Justiça Restaurativa às escolas estaduais de Mato Grosso do Sul



Tribunal de Justiça de Mato Grosso do SulFoto: Reprodução
Magistrados do TJ/MS e representantes da Vara da Infância e Juventude de Campo Grande, Justiça Restaurativa, Coordenadoria da Infância e Juventude, Ministério Público, Defensoria Pública e Secretaria estadual de Educação se reuniram na tarde de ontem, sexta (03/02), na sede do tribunal, para discutir a implementação da Justiça Restaurativa em algumas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul.

De acordo com informações da Assessoria do TJ/MS, a idéia é iniciar a implementação do projeto em algumas escolas de Campo Grande e, também, em algumas unidades do interior de Mato Grosso do Sul.

Violência – O objetivo do projeto da Justiça Restaurativa é a resolução pacífica de conflitos nas próprias escolas, com a participação de equipe técnica especializada, que busca pacificar o meio escolar e evitar o surgimento de novos processos criminais ou da área da infância e juventude.

Boa parte das infrações cometidas por adolescentes no Estado são originados em rixas entre gangues rivais e no uso de álcool e drogas. Em ambos os casos, por vezes, a situação adversa é ampliada ao convívio escolar.

Para a implementação da Justiça Restaurativa no âmbito das escolas estaduais de Mato Grosso do Sul, o TJ/MS informou que serão realizadas reuniões – com urgência –, para que o trabalho seja iniciado ainda no primeiro semestre de 2012.
A reprodução de notícias e entrevistas publicadas no site Fato Notório são permitidas desde que seja informado o endereço www.fatonotorio.com.br e o crédito ao Fato Notório.04/02/2012 07h00

Nenhum comentário:

Justiça Restaurativa: Marco Teórico, Experiências Brasileiras, Propostas e Direitos Humanos

...

...