“É chegada a hora de inverter o paradigma: mentes que amam e corações que pensam.” Barbara Meyer.

“Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado opressor.” Desmond Tutu.

“Perdoar não é esquecer, isso é Amnésia. Perdoar é se lembrar sem se ferir e sem sofrer. Isso é cura. Por isso é uma decisão, não um sentimento.” Desconhecido.

“Chorar não significa se arrepender, se arrepender é mudar de Atitude.” Desconhecido.

"A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo ... se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (N. Mandela).

"As utopias se tornam realidades a partir do momento em que começam a luta por elas." (Maria Lúcia Karam).


“A verdadeira viagem de descobrimento consiste não em procurar novas terras, mas ver com novos olhos”
Marcel Proust


Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Monografia - Justiça restaurativa: análise das percepções dos operadores do direito do Superior Tribunal de Justiça


dc.contributor.advisorCosta, Arthur Trindade Maranhão-
dc.contributor.authorPinheiro, Ricardo Augusto Cavalari-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Ricardo Augusto Cavalari. Justiça restaurativa: análise das percepções dos operadores do direito do Superior Tribunal de Justiça. 2011. 66 f. Monografia (Bacharelado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2011.en
dc.description.abstractO presente trabalho desenvolve uma análise, sob o ponto de vista sociológico, da Justiça Restaurativa e da percepção de Ministros e Assessores de Ministros do Superior Tribunal de Justiça a respeito dessa temática. Através de pesquisas bibliográficas e entrevistas semi-diretivas foi possível traçar um panorama das dificuldades enfrentadas pelo Sistema de Justiça formal, de caráter retributivo, e das possibilidades de aplicação das pratica restaurativas, inovadoras formas de administração de conflitos, na construção de soluções para o enfretamento dessas dificuldades. Assim, essa pesquisa objetiva compreender como os princípios e valores da Justiça Restaurativa são percebidos pelos operadores do direito, no âmbito do Superior Tribunal de Justiça, visando trazer à tona quais são os obstáculos para a disseminação de tais praticas e quais as suas reais aplicabilidades.


Para acessar a monografia na integra, clique aqui.

Nenhum comentário:

Justiça Restaurativa: Marco Teórico, Experiências Brasileiras, Propostas e Direitos Humanos

...

...