“É chegada a hora de inverter o paradigma: mentes que amam e corações que pensam.” Barbara Meyer.

“Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado opressor.” Desmond Tutu.

“Perdoar não é esquecer, isso é Amnésia. Perdoar é se lembrar sem se ferir e sem sofrer. Isso é cura. Por isso é uma decisão, não um sentimento.” Desconhecido.

“Chorar não significa se arrepender, se arrepender é mudar de Atitude.” Desconhecido.

"A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo ... se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (N. Mandela).

"As utopias se tornam realidades a partir do momento em que começam a luta por elas." (Maria Lúcia Karam).


“A verdadeira viagem de descobrimento consiste não em procurar novas terras, mas ver com novos olhos”
Marcel Proust


Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Governo do RS lança projeto Casas da Juventude em Porto Alegre


Programa pretende gerar oportunidades a jovens em comunidades carentes.
Governador Tarso Genro participou do lançamento na Vila Cruzeiro.


Da TV Globo
Projeto Casas da Juventude foi lançado nesta quarta-feira na Vila Cruzeiro 620x465 (Foto: Manoel Soares)Projeto Casas da Juventude foi lançado nesta quarta-feira na Vila Cruzeiro (Foto: Manoel Soares/RBS TV)
Com a presença do governador Tarso Genro, foi lançado na tarde desta quarta-feira (28) o projeto Casas da Juventude, na Vila Cruzeiro, em Porto Alegre. O programa criado pelo governo do Rio Grande do Sul em parcerias com entidades sociais pretende criar espaços dedicados ao atendimento e à convivência de crianças e jovens das comunidades das vilas Cruzeiro, Restinga, Lomba do Pinheiro e Bom Jesus, em Porto Alegre. O objetivo principal é a geração de oportunidades por meio de serviços de inclusão social.
"Primeiro serviços de inclusão social, acompanhamento individual dos jovens, oficinas de capacitação profissional e inserção produtiva, formação cultural e espaços de lazer. Na segunda linha, está a implementação da Justiça Restaurativa Juvenil. Esta é uma abordagem moderna de acesso à Justiça, voltada à resolução pacífica de conflitos na própria comunidade. A terceira é dedicada à proteção dos direitos humanos, através do fortalecimento da rede de enfrentamento aos crimes contra crianças e adolescentes", explica Fabiano.Durante o lançamento do projeto que deve ter início em 2012, o governador Tarso Genro assistiu a apresentações artísticas do Grupo Canta Brasil e visitou a Casa Amarela, espaço que receberá as ações na Vila Cruzeiro. O Secretário Estadual de Direitos Humanos, Fabiano Pereira, diz que o projeto prevê três linhas de atuação:
Moradora da Vila Cruzeiro, Gelci Souza não vê a hora de começar o trabalho de verdade. "Muitas iniciativas como estas foram lançadas na comunidade, mas com o tempo foram abandonadas. Gosto desses eventos, mas só vou acreditar quando ver as ações de fato", afirma.
Ao final do evento, o governador Tarso Genro comemorou o lançamento do projeto Casas da Juventude. Para ele, programas como este reforçam a identidade cultural das comunidades. "Iniciativas como estas são as únicas formas do Estado entrar nas comunidades com legitimidade. As pessoas que moram nessas áreas devem ser protagonistas da transformação e não somente receptoras de projetos autoritários que ignoram a cultura local", diz o governador.

G128/12/2011 

Nenhum comentário:

Justiça Restaurativa: Marco Teórico, Experiências Brasileiras, Propostas e Direitos Humanos

...

...