“É chegada a hora de inverter o paradigma: mentes que amam e corações que pensam.” Barbara Meyer.

“Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado opressor.” Desmond Tutu.

“Perdoar não é esquecer, isso é Amnésia. Perdoar é se lembrar sem se ferir e sem sofrer. Isso é cura. Por isso é uma decisão, não um sentimento.” Desconhecido.

“Chorar não significa se arrepender, se arrepender é mudar de Atitude.” Desconhecido.

"A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo ... se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (N. Mandela).

"As utopias se tornam realidades a partir do momento em que começam a luta por elas." (Maria Lúcia Karam).


“A verdadeira viagem de descobrimento consiste não em procurar novas terras, mas ver com novos olhos”
Marcel Proust


Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de junho de 2011

CURSO INTENSIVO DE JUSTIÇA RESTAURATIVA

O que é: Turma especial destinada a facilitar a participação dos alunos residentes fora de Porto Alegre. Curso em imersão, incluindo hospedagem e visitas de intercâmbio.
Objetivo
Formar lideranças em Justiça Restaurativa e Coordenadores de Círculos Restaurativos para que assumam a função de difundir e multiplicar a implantação das práticas de Justiça Restaurativa na pacificação de violências e resolução de conflitos.
Público-alvo: Profissionais e estudantes das áreas da justiça, educação, assistência social, segurança, saúde; operadores da Rede de Atendimento da Infância e Juventude, lideranças comunitárias, gestores públicos e de ONGs com atuação na área social, demais interessados, residentes fora da cidade de Porto Alegre e/ou do Estado do RS, que desejam conhecer e aplicar as práticas restaurativas nos seus espaços acadêmicos, institucionais e comunitários.
Carga horária do curso intensivo: 58 horas-aula.
Certificados: será fornecido certificado aos cursistas que obtiverem frequência mínima igual ou superior a 75%.
Vagas: 40 alunos por turma.
Local (hospedagem e atividades): Casa Marista da Juventude - Rua Aracaju, 651 - Vila Nova – Porto Alegre/RS - Telefone (51) 3241. 4722. Casa Marisa da Juventude - CAJU.
Conteúdo Programático
Módulo teórico – Iniciação em Justiça Restaurativa
Justiça Restaurativa, Cultura de Paz e Valores Humanos. Justiça de Guerra e Justiça de Paz. Justiça, Pedagogia e Valores Humanos. Conceitos básicos de Justiça Restaurativa. Justiça Restaurativa e Responsabilidade.
Módulo prático – Formação de Coordenadores de Práticas Restaurativas
Práticas Restaurativas: Tipos e Metodologias, Princípios e valores. Práticas Restaurativas do Programa Justiça 21.  Introdução a Comunicação Não-Violenta e Prática da CNV. Procedimento Restaurativo – ambientação, implementação e simulação de Círculo Restaurativo.
As datas do curso:
Dias 01 e 02 de agosto de 2011 – Módulo teórico – Curso de Iniciação em Justiça Restaurativa.
Dia 03 de agosto de 2011 – Intercâmbio com visitação as Centrais de Práticas Restaurativas na Comunidade e do Juizado da Infância e da Juventude de Porto Alegre.
Dias 04 e 05 de agosto de 2011 – Módulo prático – Curso de Formação de Coordenadores de Práticas Restaurativas.
Investimento: R$ 700,00, incluindo hospedagem, alimentação, matrícula, material didático e certificado.  O valor pode ser pago a vista ou em duas parcelas no valor de R$ 350,00 cada, com entrada na inscrição e a segunda parcela através de cheque pré-datado para 30 dias a ser entregue no início do curso.

Pré-requisito: A participação no Curso de Iniciação é pré-requisito para quem cursar o de Formação de Coordenadores de Práticas Restaurativas.

Informações gerais:

Público-alvo: Profissionais e estudantes das áreas da justiça, educação, assistência social, segurança, saúde; operadores da Rede de Atendimento da Infância e Juventude, lideranças comunitárias, gestores públicos e de ONGs com atuação na área social e demais interessados em conhecer e aplicar as práticas restaurativas nos seus espaços acadêmicos, institucionais e comunitários.

Vagas: 40 alunos por turma.

Certificados: será fornecido certificado aos cursistas que obtiverem frequência mínima igual ou superior a 75%.

Procedimentos para inscrição:
1)  Efetuar depósito bancário ou transferência eletrônica do valor total ou da primeira parcela no Banco do Brasil, ag. 3798-2, conta 7.035-1.
2)  Enviar cópia da Carteira de Identidade, CPF e do comprovante de depósito no prazo de até 48hs, para efetivação da inscrição.
Observações:
1)  O depósito bancário não poderá ser realizado por envelope.
2)  O aluno deverá informar o número do seu CPF como código identificador no depósito.
3)  Para transferência eletrônica deverá informar o CNPJ da Escola – 92.965.748/0001-47.
4)  Enviar cópia dos documentos e do comprovante de depósito para o fax (51) 3224.7254 ou pelo e-mail secretaria@justica21.org.br.

Fátima
Secretaria Executiva Justiça 21
Núcleo de Justiça Restaurativa ESM/AJURIS
Fone (51) 3284.9026

Nenhum comentário:

Justiça Restaurativa: Marco Teórico, Experiências Brasileiras, Propostas e Direitos Humanos

...

...