“É chegada a hora de inverter o paradigma: mentes que amam e corações que pensam.” Barbara Meyer.

“Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado opressor.” Desmond Tutu.

“Perdoar não é esquecer, isso é Amnésia. Perdoar é se lembrar sem se ferir e sem sofrer. Isso é cura. Por isso é uma decisão, não um sentimento.” Desconhecido.

“Chorar não significa se arrepender, se arrepender é mudar de Atitude.” Desconhecido.

"A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo ... se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (N. Mandela).

"As utopias se tornam realidades a partir do momento em que começam a luta por elas." (Maria Lúcia Karam).


“A verdadeira viagem de descobrimento consiste não em procurar novas terras, mas ver com novos olhos”
Marcel Proust


Pesquisar este blog

sábado, 14 de maio de 2011

Cursos de Justiça Restaurativa iniciam dia 20 de maio.

O Programa Justiça para o Século 21, integrante do Núcleo de Estudos em Justiça Restaurativa da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul – AJURIS, tem como objetivo divulgar e implantar as práticas da Justiça Restaurativa (JR) como estratégia de enfrentamento e prevenção à violência envolvendo crianças e adolescentes, partindo da Justiça da Infância e da Juventude, numa atuação integrada com as demais políticas públicas.
As iniciativas do Programa têm sua inserção principal na rede de atendimento ao adolescente em conflito com a lei a partir do Sistema de Justiça, mas estabelece parcerias de forma que amplia sua abrangência, produzindo repercussões no âmbito de outras políticas como as de Segurança, Assistência, Educação e Saúde.
Toda a trajetória do Programa tem pautado suas ações na direção de uma formação continuada com esforços de difusão, capacitação e implementação de práticas restaurativas. Tais ações são norteadoras para mecanismos preventivos à judicialização de conflitos e também à redução de violências nas práticas institucionais e sociais, e para a promoção de uma cultura de paz.
A partir deste ano a Escola da AJURIS passa a oferecer, de forma regular, os dois cursos tradicionalmente realizados pelo Programa J21: Curso de Iniciação em Justiça Restaurativa (módulo conceitual, formação de lideranças) e o Curso de Formação de Coordenadores de Práticas Restaurativas (módulo prático, formação de coordenadores).
As próximas turmas regulares iniciam neste mês de maio, com o Curso de Iniciação realizando-se nos dias 20, 21, 27 e 28 de maio e o Curso de Formação de Coordenadores nos dias 3, 4, 10 e 11 de junho.
Para atender a demanda surgida fora de Porto Alegre e do Estado, organizou-se uma turma especial intensiva destinada a facilitar a participação dos interessados residentes em outras localidades, em regime de imersão, incluindo o módulo teórico e o módulo prático, visitas de intercâmbio às Centrais de Práticas Restaurativas nas Comunidades e no Juizado da Infância e da Juventude, além da hospedagem, do material didático e da certificação. A turma intensiva realizar-se-á no período de 13 a 17 de junho.
As vagas para todos os cursos são limitadas e as inscrições devem ser realizadas antecipadamente através do site www.escoladaajuris.org.br.
Informações pelo e-mail secretaria@justica21.org.br ou telefone (51) 3284.9026.

Nenhum comentário:

Justiça Restaurativa: Marco Teórico, Experiências Brasileiras, Propostas e Direitos Humanos

...

...