“É chegada a hora de inverter o paradigma: mentes que amam e corações que pensam.” Barbara Meyer.

“Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado opressor.” Desmond Tutu.

“Perdoar não é esquecer, isso é Amnésia. Perdoar é se lembrar sem se ferir e sem sofrer. Isso é cura. Por isso é uma decisão, não um sentimento.” Desconhecido.

“Chorar não significa se arrepender, se arrepender é mudar de Atitude.” Desconhecido.

"A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo ... se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (N. Mandela).

"As utopias se tornam realidades a partir do momento em que começam a luta por elas." (Maria Lúcia Karam).


“A verdadeira viagem de descobrimento consiste não em procurar novas terras, mas ver com novos olhos”
Marcel Proust


Pesquisar este blog

domingo, 18 de outubro de 2009

Newsletter IMAP - 14 de Outubro de 2009

IMAP
14/10/2009
Exmo(a). Senhor(a) neemias
Nova edição da newsletter IMAP para o colocar a par das novidades do mundo da mediação. Que bom poder contar com a sua atenção ao que escrevemos!

Inscrições abertas para o curso de mediação de conflitos de Lisboa

Ainda pode proceder à inscrição no curso de Mediação de Conflitos de Lisboa que terá início a 2 de Novembro e conta com o Reconhecimento do Ministério da Justiça. Caso pretenda mais informações pode consultar o nosso site ou contactar-nos para o telemóvel 91 058 37 53

Dia 19 de Outubro - Palestra “A Mediação na área da saúde”

A palestra sobre um tema ligado à Mediação de Conflitos de Outubro será subordinada ao tema: “A Mediação na área da saúde” e a oradora será Célia Nóbrega Reis, Mediadora de Conflitos e vice-presidente da Direcção do IMAP.

Terá início às 18h30 do próximo dia 19 de Outubro, em Lisboa, no Auditório do GRAL – Gabinete para a Resolução Alternativa de Litígios (Av. Duque de Loulé, 72).

O número máximo de participantes é de 45. A conferência é gratuita e aberta a qualquer interessado.

Esperamos contar com a sua presença!

Faça a sua inscrição, enviando um mail para info@imap.pt, com os seguintes elementos: nome e telemóvel para eventual contacto.

Ficamos ao dispor para qualquer esclarecimento pelo telemóvel do IMAP 91 058 37 53.

Exibição da Curta-metragem “Mãe e Filha” com a participação da equipa do IMAP

Em Junho de 2009, a RTP2 exibiu o documentário sobre Mediação intitulado “No caminho do meio” da realizadora Catarina Mourão e que contou com a participação de vários elementos da equipa do IMAP. Uma das colaborações prestadas pela nossa equipa, foi a simulação de uma mediação familiar em que a equipa de mediadores não tinha acesso a nenhuma informação prévia sobre o caso que viria a ser simulado.
Essa simulação foi transformada numa curta metragem intitulada “Mãe e Filha” e foi seleccionada pelo Festival DOC Lisboa para a competição Nacional de curtas metragens e passa duas vezes:
No dia 16 de Outubro às 16.30 no Grande Auditório da Culturgest
No dia 20 de Outubro às 23.00 no Cinema Londres.
Apareça! Venha assisir a este trabalho. Se nunca esteve presente numa mediação e gostaria de ver como é ou se é mediador e gostaria de comentar o trabalho efectuado!


Consulte o cartaz do filme!

Realizou-se a palestra "Mediação e Arbitragem: Um caso de compatibilização dos dois meios numa só instituição”

No passado dia 30 de Setembro, teve lugar no auditório do GRAL (Gabinete para a Resolução Alternativa de Litígios do Ministério da Justiça) a palestra “Mediação e Arbitragem: Um caso de compatibilização dos dois meios numa só instituição” proferida pelo Presidente da Direcção do IMAP, Pedro Morais Martins e pela Directora do Centro de Arbitragem do Sector Automóvel (CASA), Sara Mendes.
Nesta conferência foi abordado o início dos serviços de Mediação presencial do CASA em Agosto de 2007 e quais os resultados obtidos ao longo de dois anos de trabalho.
Também foi referido a existência da Arbitragem e como tem sido muito positiva a possibilidade de maior oferta de escolha a quem recorre à ajuda do CASA.


Consulte o nosso site e veja as fotografias da palestra.

Formação para colaboradores dos Julgados de Paz

O Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, no âmbito do Observatório Permanente da Justiça, realizou programa de formação dirigido aos juízes de paz, técnicos administrativos e técnicos de atendimento dos julgados de paz, na sequência de uma colaboração com o Gabinete de Resolução Alternativa de Litígios (GRAL). O programa de formação abrangeu acções de formação comuns e específicas para cada um daqueles corpos profissionais. O IMAP esteve representado por Célia Nóbrega Reis que, nos dia 23 e 29 de Setembro e 8 de Outubro, das 10h30 às 13h30, em Coimbra, conjuntamente com a Drª. Élida Lauris, do CES, ministrou as respectivas sessões de formação, subordinadas ao tema “Meios alternativos de resolução de litígios: experiência comparada”.

Abertura do Curso de Mediação de Conflitos no Porto

Iniciou-se, no passado dia 24 de Setembro, mais uma edição do Curso de Mediação de Conflitos no Porto e que conta com a presença de 24 formandos. A equipa do IMAP deseja a todos um bom trabalho fazendo votos para que o mundo da mediação seja recebido de braços abertos!
Consulte as fotografias da formação no nosso site.

Nenhum comentário:

Justiça Restaurativa: Marco Teórico, Experiências Brasileiras, Propostas e Direitos Humanos

...

...