“É chegada a hora de inverter o paradigma: mentes que amam e corações que pensam.” Barbara Meyer.

“Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado opressor.” Desmond Tutu.

“Perdoar não é esquecer, isso é Amnésia. Perdoar é se lembrar sem se ferir e sem sofrer. Isso é cura. Por isso é uma decisão, não um sentimento.” Desconhecido.

“Chorar não significa se arrepender, se arrepender é mudar de Atitude.” Desconhecido.

"A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo ... se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (N. Mandela).

"As utopias se tornam realidades a partir do momento em que começam a luta por elas." (Maria Lúcia Karam).


“A verdadeira viagem de descobrimento consiste não em procurar novas terras, mas ver com novos olhos”
Marcel Proust


Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Justiça Restaurativa: Da Teoria à Prática

Tive a oportunidade de entregar o prêmio da 13a Edição do Concurso de Monografias do IBCCrim, no 15o Congresso Internacional de Ciências Criminais.

Não apenas o Congresso Internacional do IBCCrim é o maior evento de extensão no Brasil como o Concurso de Monografia é o mais importante prêmio nacional à pesquisa na área das ciências criminais. Assim como existem os prêmios das Academias Britânica e Americana de Criminologia, a iniciativa do IBCCrim merece ser apoiada, pois grande incentivadora de trabalhos acadêmicos.

Lembro que o PPGCCrim da PUCRS havia sido contemplado anteriormente com o prêmio, publicado na Monografia nº 35, A Violência do Sistema Penitenciário Brasileiro Contemporâneo: O Caso RDD (Regime Disciplinar Diferenciado) de Christiane Russomano Freire.

De igual modo, inúmeros outros trabalhos do nosso Mestrado foram publicados na série monografias como Policiando a Polícia: A Corregedoria-Geral de Polícia Civil do Rio Grande Do Sul(1999-2004) de Saulo Bueno Marimon e Formação da prova no jogo processual penal: o atuar dos sujeitos e a construção da sentença de Natalie Ribeiro Pletsch. Sem falar na publicação do Rodrigo G. Azevedo, professor do curso: Informalização da Justiça e Controle Social.

No dia 28.09 fui convidado e tive a oportunidade de entregar o prêmio para a Raffaella Pallamolla, querida amiga e ex-aluna do PPGCCrim. A dissertação de mestrado foi publicada sob o título Justiça Restaurativa: da Teoria à Prática.

Que o prêmio conquistado pela Raffa e pelo PPGCCrim sirva de inspiração aos mestrandos para inscreverem suas dissertações no concurso anual.

Fonte: Antiblog de Criminologia.

Nenhum comentário:

Justiça Restaurativa: Marco Teórico, Experiências Brasileiras, Propostas e Direitos Humanos

...

...