Pesquisar este blog

22 de ago. de 2009

Defensoria realiza primeira Audiência Pública sobre Justiça Restaurativa

Na primeira Audiência Pública sobre Justiça Restaurativa promovida pela Defensoria Pública do Estado do Pará foi realizada, na última sexta-feira (21), as pessoas presentes tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento e a importância da Justiça Restaurativa, e também esclarecer dúvidas e falar sobre as necessidades das comunidades. A audiência foi realizada no salão paroquial da igreja matriz de S. João Batista e Nª Sª das Graças, em Icoaraci

Diversas autoridades fizeram parte do evento, dentre elas o defensor público geral Antônio Roberto Cardoso e o juiz de direito de São Paulo, Egberto de Almeida Penido. Estiveram presentes também o promotor de Justiça da Infância e da Juventude, Rodier Athaide Barata e o agente distrital de Icoaraci, Otoniel Pereira.

Segundo o juiz de direito Egberto Penido, "a proposta da Justiça Restaurativa é responder a violência de forma não violenta. É uma forma de resolver o conflito na base do diálogo, aprender a resgatar todas possibilidades para resolver um conflito. A Justiça Restaurativa é voluntária e existem técnicas para mostrar à vítima os ganhos que existem tanto para ela como para o próprio ofensor".

Na Justiça Restaurativa é importante a participação de todos os atingidos no conflito, mesmo que tenham sido afetados indiretamente, ou seja, familiares, vizinhos, amigos e demais envolvidos. Estas pessoas podem apoiar e ajudar a contribuir para a resolução dos problemas. "Estamos buscando construir o resgate de diálogo, para a resolução dos conflitos", lembrou Penido.

A defensora pública de São Paulo Tatiana Belons explicou que no processo de Justiça Restaurativa o elemento principal do trabalho é o ser humano e quando as pessoas envolvidas participam efetivamente do circulo restaurativo, o seu comprometimento é maior. "As pessoas que são chamadas para realizarem o apoio no círculo restaurativo têm um potencial transformador. A idéia de Justiça Restaurativa é um modo de transformação social e a comunidade se beneficia quando compreende que a proposta é válida e que, na prática, esta transformação acontece".

Tatiana Belons observou também que "a parceria com as escolas é fundamental, porque a educação e a escola formam o cidadão, que aprende a resolver seus conflitos, agindo de uma forma restaurativa". E ressalta: "Na escola, é plantada a base de um futuro promissor, pois são usadas as ferramentas de uma cultura de paz. Na adoção da Justiça Restaurativa, o ser humano não é voltado à violência mais ao diálogo transformador, que vai melhorar não apenas a escola e o conselho tutelar, mas toda a sociedade".

O promotor de justiça da Infância e Juventude de Icoaraci, Rodier Athaide Barata, disse que a Justiça Restaurativa é um instrumento complementar da Justiça. Para ele, a prática restaurativa acrescenta algumas experiências vividas em Icoaraci e a expectativa é de que com a implantação deste novo mecanismo de Justiça, o município alcance um bem-estar geral, de modo democrático e eficiente.

"Icoaraci é uma área bem receptiva para a parceria do Projeto da Justiça Restaurativa e que o Ministério Público se mostra favorável e está plenamente disposto a apoiar a sua realização", disse o promotor.

Exposição - No decorrer da audiência foi realizada a apresentação de um vídeo sobre Justiça Restaurativa, produzido em Porto Alegre. O objetivo da exposição foi buscar compreender e reinventar o papel desta Justiça. Em Porto Alegre, o Projeto da Justiça Restaurativa é denominado " Justiça para o Séc. XXI".

Por cerca de 30 anos, a Justiça Restaurativa vem se desenvolvendo em muitos países e desde a década de 90, a ONU regulamentou o processo de Justiça Restaurativa em seus países membros.

A Justiça Restaurativa funciona através do círculo restaurativo e é formada pelas duas partes - a vítima e a ofensiva - com ação voluntária dos envolvidos em ambas as partes. Um aspecto importante é que quando o ofensor tem a chance de ouvir a vítima, ele tem a oportunidade de se colocar no lugar do outro e compreender a sua atual situação. Neste processo, há uma reconciliação de ambas as partes, na qual se elabora um plano de comum acordo, definindo prazos e responsabilidades.

Para a presidente do Conselho de Segurança Pública de Icoaraci, Maria Altaíde Pimentel, a audiência muito importância para a compreensão da Justiça Restaurativa, mas alertou para a necessidade de acelerar a aplicação deste mecanismo no município. "Nós, que fazemos parte de grupos de liderança, procuramos solucionar ou amenizar a violência em nossas comunidades. Por isso, precisamos desta capacitação com a máxima urgência, para somarmos. Espero que outras audiências como esta aconteçam com mais freqüência em nossas comunidades".

O coordenador geral do Conselho Tutelar de Icoaraci enfatizou que "esta proposta de Justiça Restaurativa é maravilhosa, uma vez que vem fortalecer o vínculo familiar afetivo e comunitário, restauração esta que já vem sendo realizada pelo Conselho Tutelar, onde a Justiça vem para dar maior efetivação em nosso trabalho, pois prender e punir não é o melhor caminho". E exlamou: "Restaurar é viver".

Particiciparam ainda da audiência representantes de diferentes órgãos como os Conselhos Tutelares de Icoaraci e de Outeiro, da Pastoral de Outeiro, do Conselho de Segurança de Icoaraci, o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças, a Pastoral da Criança, o Centro de Referência de Assistência Social de Outeiro (CRAS), a Associação Comunitária Nossa Senhora de Nazaré - Icoaraci, a Associação de Moradores do Recanto Verde, a Escola Estadual São Pedro Paracuri, a Associação dos Moradores da Agulha - Icoaraci.

Ascom - Defensoria Pública

Nenhum comentário:

“É chegada a hora de inverter o paradigma: mentes que amam e corações que pensam.” Barbara Meyer.

“Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado opressor.” Desmond Tutu.

“Perdoar não é esquecer, isso é Amnésia. Perdoar é se lembrar sem se ferir e sem sofrer. Isso é cura. Por isso é uma decisão, não um sentimento.” Desconhecido.

“Chorar não significa se arrepender, se arrepender é mudar de Atitude.” Desconhecido.

"A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo ... se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (N. Mandela).

"As utopias se tornam realidades a partir do momento em que começam a luta por elas." (Maria Lúcia Karam).


“A verdadeira viagem de descobrimento consiste não em procurar novas terras, mas ver com novos olhos”
Marcel Proust


Livros & Informes

  • ACHUTTI, Daniel. Modelos Contemporâneos de Justiça Criminal. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2009.
  • AGUIAR, Carla Zamith Boin. Mediação e Justiça Restaurativa. São Paulo: Quartier Latin, 2009.
  • ALBUQUERQUE, Teresa Lancry de Gouveia de; ROBALO, Souza. Justiça Restaurativa: um caminho para a humanização do direito. Curitiba: Juruá, 2012. 304p.
  • AMSTUTZ, Lorraine Stutzman; MULLET, Judy H. Disciplina restaurativa para escolas: responsabilidade e ambientes de cuidado mútuo. Trad. Tônia Van Acker. São Paulo: Palas Athena, 2012.
  • AZEVEDO, Rodrigo Ghiringhelli de; CARVALHO, Salo de. A Crise do Processo Penal e as Novas Formas de Administração da Justiça Criminal. Porto Alegre: Notadez, 2006.
  • CERVINI, Raul. Os processos de descriminalização. 2. ed. rev. da tradução. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.
  • FERREIRA, Francisco Amado. Justiça Restaurativa: Natureza. Finalidades e Instrumentos. Coimbra: Coimbra, 2006.
  • GERBER, Daniel; DORNELLES, Marcelo Lemos. Juizados Especiais Criminais Lei n.º 9.099/95: comentários e críticas ao modelo consensual penal. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2006.
  • Justiça Restaurativa. Revista Sub Judice - Justiça e Sociedade, n. 37, Out./Dez. 2006, Editora Almedina.
  • KARAM. Maria Lúcia. Juizados Especiais Criminais: a concretização antecipada do poder de punir. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2004.
  • KONZEN, Afonso Armando. Justiça Restaurativa e Ato Infracional: Desvelando Sentidos no Itinerário da Alteridade. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2007.
  • LEITE, André Lamas. A Mediação Penal de Adultos: um novo paradigma de justiça? analise crítica da lei n. 21/2007, de 12 de junho. Coimbra: Editora Coimbra, 2008.
  • MAZZILLI NETO, Ranieri. Os caminhos do Sistema Penal. Rio de Janeiro: Revan, 2007.
  • MOLINA, Antonio García-Pablos de; GOMES, Luiz Fávio. Criminologia. Coord. Rogério Sanches Cunha. 6. ed. rev., atual e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2008.
  • MULLER, Jean Marie. Não-violência na educação. Trad. de Tônia Van Acker. São Paulo: Palas Atenas, 2006.
  • OLIVEIRA, Ana Sofia Schmidt de. A Vítima e o Direito Penal: uma abordagem do movimento vitimológico e de seu impacto no direito penal. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1999.
  • PALLAMOLLA, Raffaella da Porciuncula. Justiça restaurativa: da teoria à prática. São Paulo: IBCCRIM, 2009. p. (Monografias, 52).
  • PRANIS, Kay. Processos Circulares. Tradução de Tônia Van Acker. São Paulo: Palas Athena, 2012.
  • RAMIDOFF, Mario Luiz. Sinase - Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo - Comentários À Lei N. 12.594, de 18 de janeiro de 2012. São Paulo: Saraiva, 2012.
  • ROLIM, Marcos. A Síndrome da Rainha Vermelha: Policiamento e segurança pública no século XXI. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 2006.
  • ROSA, Alexandre Morais da. Introdução Crítica ao Ato Infracional - Princípios e Garantias Constitucionais. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2007.
  • SABADELL, Ana Lúcia. Manual de Sociologia Jurídica: Introdução a uma Leitura Externa do Direito. 4. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2008.
  • SALIBA, Marcelo Gonçalves. Justiça Restaurativa e Paradigma Punitivo. Curitiba: Juruá, 2009.
  • SANTANA, Selma Pereira de. Justiça Restaurativa: A Reparação como Conseqüência Jurídico-Penal Autônoma do Delito. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010.
  • SANTOS, Juarez Cirino dos. A Criminologia Radical. 2. ed. Curitiba: Lumen Juris/ICPC, 2006.
  • SCURO NETO, Pedro. Sociologia Geral e Jurídica : introdução à lógica jurídica, instituições do Direito, evolução e controle social. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
  • SHECAIRA, Sérgio Salomão; Sá, Alvino Augusto de (orgs.). Criminologia e os Problemas da Atualidade. São Paulo: Atlas, 2008.
  • SICA, Leonardo. Justiça Restaurativa e Mediação Penal - O Novo Modelo de Justiça Criminal e de Gestão do Crime. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2007.
  • SLAKMON, Catherine; MACHADO, Maíra Rocha; BOTTINI, Pierpaolo Cruz (Orgs.). Novas direções na governança da justiça e da segurança. Brasília-DF: Ministério da Justiça, 2006.
  • SLAKMON, Catherine; VITTO, Renato Campos Pinto De; PINTO, Renato Sócrates Gomes (org.). Justiça Restaurativa: Coletânea de artigos. Brasília: Ministério da Justiça e PNUD, 2005.
  • SÁ, Alvino Augusto de. Criminologia Clínica e Psicologia Criminal. prefácio Carlos Vico Manãs. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007.
  • SÁ, Alvino Augusto de; SHECAIRA, Sérgio Salomão (Orgs.). Criminologia e os Problemas da Atualidade. São Paulo: Atlas, 2008.
  • VASCONCELOS, Carlos Eduardo de. Mediação de conflitos e práticas restaurativas. São Paulo: Método, 2008.
  • VEZZULLA, Juan Carlos. A Mediação de Conflitos com Adolescentes Autores de Ato Infracional. Florianópolis: Habitus, 2006.
  • WUNDERLICH, Alexandre; CARVALHO, Salo (org.). Novos Diálogos sobre os Juizados Especiais Criminais. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2005.
  • WUNDERLICH, Alexandre; CARVALHO, Salo de. Dialogos sobre a Justiça Dialogal: Teses e Antiteses do Processo de Informalização. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2002.
  • ZEHR, Howard. Justiça Restaurativa. Tradução de Tônia Van Acker. São Paulo: Palas Athena, 2012.
  • ZEHR, Howard. Trocando as lentes: um novo foco sobre o crime e a justiça. Tradução de Tônia Van Acker. São Paulo: Palas Athena, 2008.