“É chegada a hora de inverter o paradigma: mentes que amam e corações que pensam.” Barbara Meyer.

“Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado opressor.” Desmond Tutu.

“Perdoar não é esquecer, isso é Amnésia. Perdoar é se lembrar sem se ferir e sem sofrer. Isso é cura. Por isso é uma decisão, não um sentimento.” Desconhecido.

“Chorar não significa se arrepender, se arrepender é mudar de Atitude.” Desconhecido.

"A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo ... se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (N. Mandela).

"As utopias se tornam realidades a partir do momento em que começam a luta por elas." (Maria Lúcia Karam).


“A verdadeira viagem de descobrimento consiste não em procurar novas terras, mas ver com novos olhos”
Marcel Proust


Pesquisar este blog

sábado, 18 de julho de 2009

MJ promove cursos de mediação para núcleos de Justiça Comunitária

Brasília, 07/07/09 (MJ) – A Secretaria de Reforma do Judiciário (SRJ) promove cursos de capacitação em técnicas de mediação dirigido às equipes técnicas dos Núcleos de Justiça Comunitária em vários pontos do país. O objetivo é formar multiplicadores que, posteriormente, irão capacitar agentes comunitários de mediação. Mediar um conflito é uma das alternativas aplicadas, por exemplo, em uma briga entre vizinhos.

Para o secretário de Reforma do Judiciário, Rogério Favreto, o investimento em capacitação técnica é importante para garantir a eficiência e qualidade dos serviços prestados à população.

Nesta terça-feira (07) será concluído o curso para a equipe do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios e, a partir do dia 9 de julho terão início oficinas para a equipe do Núcleo de Justiça Comunitária da Lomba do Pinheiro, periferia de Porto Alegre (RS). Os cursos têm geralmente 56 horas, o que significa uma semana intensa de treinamento.

Para habilitar os mediadores comunitários, a SRJ contratou, por meio de projeto de cooperação técnica com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), três especialistas em mediação para ensinar as técnicas e capacitar os agentes. Os professores Juan Vezzulla, doutor em mediação pela Universidade de Buenos Aires, Adolfo Braga, pós-graduado pelo Ministério Público de São Paulo e Roberto Faustino, pós-graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina ministrarão palestras e cursos.

Até o final deste ano, serão fornecidos cursos para os núcleos do Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Ceará, Pernambuco, Espírito Santo e Paraná.

MJ. Reforma do Judiciário, 07/07/2009.

Nenhum comentário:

Justiça Restaurativa: Marco Teórico, Experiências Brasileiras, Propostas e Direitos Humanos

...

...